quarta-feira, 15 de setembro de 2021

FORÇA X IDÉIAS SUICÍDAS

 Ontem foi dia de combate ao suicídio. Por mais isso possa parecer um tabu, devemos sim conversar sobre o tema. O suicídio tem se tornado umas das principais causas de morte entre os jovens. E, dentre as muitas coisas que podem ajudar no controle do problema estão a atividade física e melhoras na capacidade física.

.
Um estudo recente comparou a prevalência de pensamentos suicidas em quase 9.000 pessoas com diferentes níveis de força (Cao et al., 2020) . As avalições envolveram perguntas sobre pensamentos suicidas ou de se promover danos bem como testes de preensão manual. Os resultados apontaram que, no geral, um aumento de 5kg no desempenho do teste estava associado a uma redução de 16% na chance dos homens terem pensamento suicidas. Interessantemente, tais associações eram mais fortes nas pessoas com menos de 65 anos. Nos homens entre 40-64 anos, por exemplo, altos níveis de força reduziam a probabilidade de ter pensamentos suicidas em incríveis 37%!
.
Apesar de sempre ser delicado usar estudos de associação para estabelecer relações de causa e efeito, os autores trazem algumas hipóteses, como o fato de baixos níveis de força levarem a pioras na qualidade de vida e promoverem pioras no estado de humor.
.
Dados como esses nos fazem perceber que a aptidão física tem sido cada vez mais associada com diversos desfechos importantes, o que traz uma enorme complexidade para os profissionais da área e nos leva para longe do estereótipo da estética. .
.
Como ontem foi dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que fique o alerta para abordarmos pessoas com baixa aptidão física e propormos mudanças que podem lhes fazer viver melhor. Também serve para ficarmos atentos às pessoas com transtornos de humor, pois precisamos estimulá-las a adotar bons hábitos, bem como nos esforçar para entender a complexidade envolvida em nossa área para intervir adequadamente e com a empatia necessária para fazer um bom trabalho!
.
Inclusive, mandei vários artigos sobre o tema, inclusive esse, no meu grupo do Telegram, para entrar, basta clicar em t.me/drpaulogentil
Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Cao C, Liu Q, Yang L, Zheng X, Lan P, Koyanagi A, Vancampfort D, Soysal P, Veronese N, Stubbs B, Firth J, Smith L. Handgrip strength is associated with suicidal thoughts in men: Cross-sectional analyses from NHANES. Scand J Med Sci Sports. 2020 Jan;30(1):92-99. doi: 10.1111/sms.13559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário