quarta-feira, 15 de setembro de 2021

COMBINANDO CERVEJA E EXERCÍCIO

 Apesar de ser mais do vinho (especialmente do @vinhobolsonaro, apesar deles terem que esquecido

☹), eu gosto de comentar sobre o cerveja para alertar que a vida pode ser leve e equilibrada. Hoje vou trazer uma revisão sistemática sobre cerveja e exercício para esclarecer alguns pontos (Wynne & Wilson, 2021). Inclusive vou publicar na quarta evitar a influência do final de semana.
.
Em relação aos efeitos agudos, o artigo revelou a hidratação não é influenciada por pequenas doses de cerva (<700ml). Mas o prejuízo pode ocorrer quando se precisa de hidratação rápida, como no caso de fazer outra atividade em menos de 6 horas. Outra dica importante... anotem aí, pois é MUITO importante! É que beber mais que 900ml de cerveja antes dos treinos pode influenciar no desempenho e você corre o risco de fazer sapinho, supino para miolo do peito, coices e umbigadas!
.
Em relação aos efeitos crônicos, a cerveja ela pode ter efeito anti-viral e anti-inflamatório devido aos polifenóis, reduzindo o risco de adoecimento. Sobre as adaptações ao treino, a ingestão de doses moderadas (~660ml diários para homens) não parece comprometer os ganhos de força, massa magra ou a perda de gordura. Mas é importante lembrar o excesso de álcool interfere na síntese proteica e reduz os ganhos de massa muscular. A dose de álcool que produziu efeitos negativos (nos resultados e na saúde) ficava na casa dos 480ml de álcool por semana, o que daria uns 10 litros de cerveja ou quase 5 garrafas do @vinhobolsonaro. Confesso que até consigo se me esforçar... mas é bastante coisa!
.
Enfim, leiam e interpretem adequadamente. Ingestões exageradas de bebidas alcoólicas tem malefícios; mas a abstinência completa não trará grandes benefícios. Eu tenho optado pelo vinho, até porque bebe-se mais devagar e normalmente envolve opções culinárias e situações sociais que dificultam o exagero. Quando vou de cerveja procuro beber água e comer algo menos danoso, pois isso reduz a ingestão total de álcool e ajuda com hidratação e glicemia. Se você optou pela abstinência, tudo bem também. Sejam felizes e moderados, até porque ainda é quarta-feira!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Wynne JL, Wilson PB. Got Beer? A Systematic Review of Beer and Exercise. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2021 Jul 20:1-13. doi: 10.1123/ijsnem.2021-0064. Epub ahead of print. PMID: 34284350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário