terça-feira, 22 de junho de 2021

REMÉDIOS E TRATAMENTOS PARA DORES NAS COSTAS

 

As aulas sobre dor nas costas estão entrando no Nerdflix e é bom reforçar um ponto que muita gente pergunta: os tratamentos para dores lombares. Aqui pode ser que eu irrite um monte de gente e agrade outras... aliás, até se eu der “bom dia” isso ocorre, então que se dane!
.
Primeiro problema é querer identificar risco, já falei que imagens não ajudam e também sobre a paranoia da postura perfeita. E aqui entra uma orientação importante reforçada por Cook et al. (2018): esperar e observar. Siga sua vida e evite tratamentos onerosos e arriscados!
.
Por exemplo, você sente dores que te incomodam muito e busca ajuda. Essa “ajuda” vai pedir imagens, fazer mil testes e dar o veredito que você precisa aplicar uma injeção ou mesmo operar. No calor da emoção e dar dores você topa... e aí, pouco tempo depois a dor volta e você percebe que sua vida não melhorou e fica ainda mais desesperado... sim, é isso que acontece, na aula sobre dor de coluna no Nerdflix mostro que injeções e cirurgias têm resultados duvidosos. As melhoras podem ser por efeito placebo, como mostram estudos nos quais se coloca uma agulha na pessoa mas não se injeta nada ou se abre a pessoa e fecha novamente, se nenhuma intervenção. No final, os resultados dessas intervenções placebos são iguais a se aplicar remédios ou fazer o procedimento.
.
O que é preciso, então? Se exercitar e ter uma atitude positiva. Se a crise estiver limitando sua vida, remédios, massagens, acupuntura, osteopatia, RPG, ou qualquer intervenção não invasiva podem ajudar. Mas depois disso é precisa voltar à vida e fugir da cinesiofobia. O profissional de Educação Física precisa saber lidar com a questão! Saiba que, no geral, as dores de coluna não significam que haja lesões e tampouco evoluirão para incapacidade. Então retornamos ao: esperar e observar. Pois o seu desespero só fará com que você sinta mais dor e corra mais riscos em procedimentos desnecessários.
.
Como falo na aula do #Nerdflix (quem não viu, corre para ver em https://nerdflix.paulogentil.com/
), eu mantenho sempre bons fisioterapeutas por perto, pois em caso de crises ou dores, vou neles, aí eles me tratam e sempre terminam com a orientação: “agora vai treinar e viver sua vida”!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Cook et al. (2018). Red flag screening for low back pain: nothing to see here, move along: a narrative review. Br J Sports Med. 2018 Apr;52(8):493-496. doi: 10.1136/bjsports-2017-098352. Epub 2017 Sep 18. PMID: 28923844.

Nenhum comentário:

Postar um comentário