quinta-feira, 10 de junho de 2021

DEPRESSÃO FOI DESCOBERTA EM 1952, ANTES DISSO NÃO EXISTIA?

 Depressão não é só tristeza. Inclusive, ninguém é feliz o tempo todo como tenta mostrar na rede social. Na depressão é comum surgir o desinteresse em tarefas que antes eram prazerosas. É um sentimento persistente que é afetado por fatores externos como traumas e por fatores internos, como a dificuldade em lidar com a realidade. Ambos são agravados se o cérebro não estiver funcionando bem, o que depende da qualidade e regularidade da alimentação, exercício físico, sono e higiene mental.


O desequilíbrio na serotonina leva a uma maior dificuldade em conduzir um raciocínio lógico, afetando a tomada de decisão e de atitudes. De fora, parece que nada está acontecendo, mas por dentro há uma série de informações acumuladas e não processadas que levam à estafa, onde a irritação é um modo de EVITAR e o isolamento é um meio de IMPEDIR que cheguem NOVAS informações para tentar processar as antigas e reduzir o acúmulo. Por isso o sono excessivo, a indisposição e o desinteresse. E ao perceber essa dificuldade em lidar com os problemas, surge o vazio, o desespero, a preocupação. E pela baixa qualidade de raciocínio, quando ocorre a tomada de decisão e de atitude, nem sempre isso é feito da melhor maneira, o que acaba potencializando os sentimentos ruins citados.

E ao perceber que o mundo está girando e você está ficando pra trás, vem a sensação de impotência e inutilidade afetando a autoestima. E pela dificuldade em fazer um bom discernimento, você não enxerga que o culpado é a forma como pensa para agir. Colocando-se no centro da culpa, você pensa que ao interromper a vida, o problema acaba. Porém, se antes disso, você busca ajuda para fazer as corretas atribuições de responsabilidade, o tratamento passa a ter chance de sucesso.

Para vencer o desconforto de aprender a prestar atenção e si mesmo e controlar seus pensamentos você vai precisar de uma equipe de saúde com Psicólogo, Psiquiatra, Nutricionista, Professor de Educação Física ao mesmo tempo. E talvez mais outros. Aí seu raciocínio conseguirá entender a depressão como doença inflamatória e metabólica.

P/AGENDAR: link em @felipenassau ou diga “OI” no DIRECT

Te vejo lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário