quinta-feira, 10 de junho de 2021

EXERCÍCIOS DURANTE A COVID

 Olá pessoal, antes de tudo agradeço muito todo o carinho e votos de melhora. Estou em tratamento pr3coc3, conforme recomendado pelo médico e sigo melhorando. Fiz uma live com a turma do #Nerdflix contando tudo e explicando meus erros, acertos e dando minhas recomendações e impressões. Tenho aulas explicando a importância do exercício, antes, durante e após o COVID-19, mas vi que ainda há muito receio em exercitar pessoas que estão com diagnóstico de COVID-19. Então vamos lá!

.
Sintomas leves ou assintomáticos - observar especialmente a imunidade. Exercício extenuante, seja pelo volume, seja pelo estresse metabólico, reduz as defesas do organismo e aumenta o quadro inflamatório, o que pode agravar a doença. Por outro lado, atividade moderada e de curta duração fortalece a imunidade e reduz o quadro inflamatório, além de liberar miocinas associadas com redução da replicação do Coronovaírus.
.
Sintomas graves – siga preservando a imunidade e evite estresse respiratório e cardiovascular. Mantenha as recomendações anteriores, fortaleça a musculatura periférica para reduzir a perda de funcionalidade e pioras na composição corporal. Eu daria especial atenção ao treinamento resistido submáximo com poucas repetições, intervalos longos, devido à baixa demanda de consumo de oxigênio e baixa sobrecarga cardiovascular. Exercício é usado mesmo em pacientes internados com grande sucesso, já que baixa capacidade física e catabolismo são associados com piores desfechos de saúde e qualidade de vida.
.
Essencial que se tenha exames completos em mãos, pois pode haver alterações “silenciosas” relevantes. Não estou passando receita de bolo e o post não comporta mais detalhes, mas digo que “repouso absoluto” não faz sentido na maior parte dos casos. O exercício pode trazer grandes benefícios e com imensa segurança, se bem prescrito. Para mais detalhes, visitem o #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com
) e vejam primeiro as aulas sobre imunidade, depois sobre COVID, fechando com meu bate papo sobre o tema! Importante seguir essa ordem!!
.
Vamos usar nosso conhecimento para combater o medo e salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário