quinta-feira, 10 de junho de 2021

ABDOMINAIS- ALGUMAS VERDADES

 Tenho visto vários desses exercícios para abdômen feitos em polias com o intuito de trazer maior estímulo na musculatura... então vamos refletir sobre ele, tentando dar o mínimo de spoiler da aula de mais tarde sobre abdômen, na Revolução da Educação Física.

.
Vamos nos ater a dois pontos: trabalho na musculatura abdominal e a sobrecarga. Sobre o trabalho, os estudos mostram que os ângulos iniciais (~30 graus de flexão) trazem maior estímulo para a musculatura, seja pelo maior alongamento seja pelo maior braço de resistência. Pegando o gancho, da resistência para falar sobre sobrecarga, imagine quantos % da sua massa está na parte superior do corpo. Agora imagine o quanto isso aumenta quando você coloca os braços para trás.
.
Então vamos ao exercício em questão. Perceba que, devido à angulação da polia o braço de resistência na parte inicial do movimento é muito pequeno, prejudicando o trabalho da musculatura justamente em um momento importante. Além disso, como essas máquinas envolvem polias duplas, a carga que você vê é dividida pela metade, ou seja, se tem 100kg de placas, você estará usando 50kg efetivamente. Com isso, a carga que você coloca dificilmente será maior do que você terá fazendo no solo, com ajustes como colocar os braços para trás ou mesmo usando cargas adicionais, que poderão facilmente exceder 60-70% da sua massa corporal.
.
Enfim, usar polias para fazer abdominais pode até de deixar bem na foto, dependendo do ângulo que você posar. Mas sinceramente, em termos de trabalho muscular, esse tipo de exercício dificilmente fará algo melhor do que você conseguiria deitando no chão e fazendo um abdominal raiz.
.
Mais verdades sobre abdômen hoje às 22:00 na Revolução da Educação Física. Cadastre-se em https://www.revolucaodaeducacaofisica.com/pg-evento/
para ganhar seu certificado e ter acesso a mais materiais dessa maratona de aulas.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário