sexta-feira, 14 de maio de 2021

SUPLEMENTOS E "O COMIGO DEU CERTO"

 Não, não vou falar sobre placebo! Hoje vou falar de outra coisa, ainda mais delicada, que pode explicar porque tanta gente jura “de pés juntos” que um suplemento deu resultado!

.
Um estudo conduzido por Duiven et al. (2021) analisou 66 suplementos que prometiam desde perda de gordura até ganho de massa muscular para ver se algum deles poderia estar contaminado. O resultado foi que surpreendentes 38% continham substâncias consideradas como doping, incluindo estimulantes e esteroides anabolizantes! Isso mesmo, você vai lá, empolgado por adotar um estilo de vida saudável e, sem saber acaba usando drogas que conhecidamente podem ter efeitos colaterais sérios e, se você for atleta, ainda podem acabar com sua carreira. Aliás, tive uma experiência com isso, um problema de doping de atleta em nível olímpico devido a um suplemento contaminado com estimulantes!!
.
A questão é simples, galera! A imensa maioria dos suplementos não funciona e, entre os poucos que funcionam, nenhum faz milagres. No entanto, para que as vendas sejam impulsionadas é muito importante colher depoimentos convincentes. Por um lado, paga-se a galera que enche o rabo de bomba e jurar que foi BCAA e afins. Por outro, temos o usuário que, ou pelo efeito placebo ou pela contaminação, acaba vendo resultados incríveis e ajuda a propagar a mentira. Por mais que alguns achem improvável a contaminação intencional, ela vale a pena, especialmente com suplementos recém lançados e cujos preços são elevados. Tanto que esse não é o primeiro estudo a constatar isso.
.
Enfim, fica aqui mais uma informação importante para quem “sente” que algo funciona. Além do já estabelecido efeito placebo também há uma grande possibilidade que o “sentimento” não seja devido ao que está no rótulo e sim a alguma coisa que foi colocada ali justamente para te fazer de trouxa! Por essas e por outras, é importante você seguir a Ciência e apenas usar o que for indicado baseado em evidências científicas. Essa imbecilidade de “tem que testar em você” e “comigo deu certo”, na melhor das hipóteses, só vai te fazer de trouxa!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Duiven et al. (2021) Undeclared Doping Substances are Highly Prevalent in Commercial Sports Nutrition Supplements. J Sports Sci Med (20):328 - 338. https://doi.org/10.52082/jssm.2021.328

Nenhum comentário:

Postar um comentário