sexta-feira, 14 de maio de 2021

SÉRIES MÁXIMAS

 A falha muscular gera debates acalorados, Ciência vira debate político e criam-se atritos em vez de perspectivas. Na aula sobre intensidade no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com

), explico coisas como a necessidade de buscar equilíbrio entre intensidade e volume e quando aplicar treinos máximos.
.
Vou usar um estudo do nosso grupo para propor algumas reflexões (Santos et al., 2021). Nele, avaliamos as repetições, a percepção de esforço e desconforto em 4 séries de agachamento com a carga de 10RM, velocidade alta e 2min de intervalo. As participantes, mulheres treinadas, faziam séries máximas ou até perder 20% da velocidade. A percepção de esforço e desconforto (0 a 10) foram maiores para os treinos máximos. Já a média da quantidade de repetições, da primeira a última série para o treino máximo foi: 11,58, 6,25, 4,75 e 3,58. Enquanto para o treino submáximo foi: 7,58, 6,33, 5,25 e 5,41. Apesar das diferenças entre as séries, o total de repetições realizados não foi diferente entre as situações.
.
Agora vão as observações. 1) o treino até a falha promove elevado desconforto e queda no desempenho ao longo das séries. Portanto, precisa de motivação e ajustes na carga. 2) o treino submáximo permite manter uma quantidade relativamente constante de repetições e bom trabalho total. Pode ser bom para quem busca ganhar força e não tolera o desconforto. 3) apesar do volume total similar, há diferenças fisiológicas importantes, como estresse metabólico, microlesões e necessidade de recuperação entre treinos. Leve isso em conta para ajustar a dose, combinação com outras atividades e recuperação. 4) saia do “achismo”! Mesmo o treino submáximo precisa de algum parâmetro objetivo, no estudo usamos a perda de velocidade.
.
Tudo tem sua aplicação e aplicabilidade. Recomendo muito ver a aula sobre intensidade no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com
) para entender mais sobre “como”, “quando” e “por que” usar treinos máximos ou submáximos. Eu particularmente sempre uso para hipertrofia e emagrecimento, mas não para força e potência.
.
Vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram, para entrar veja o o link na bio ou vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Santos WDND, Vieira CA, Bottaro M, Nunes VA, Ramirez-Campillo R, Steele J, Fisher JP, Gentil P. Resistance Training Performed to Failure or Not to Failure Results in Similar Total Volume, but With Different Fatigue and Discomfort Levels. J Strength Cond Res. 2021 May 1;35(5):1372-1379. doi: 10.1519/JSC.0000000000002915. PMID: 30615007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário