sexta-feira, 14 de maio de 2021

CICLO MENSTRUAL E RECUPERAÇÃO

 Quando resolvi estudar e trabalhar com mulheres me deparei com o problema de não estudarmos nada específico sobre elas na faculdade, aliás, nem depois da faculdade. Por exemplo, não vemos sobre ciclo menstrual e como isso pode influenciar nos treinos. Então, é preciso correr atrás para atendermos e informarmos nossas alunas da melhor maneira possível. Por exemplo, será que o ciclo menstrual influenciaria na recuperação do treino? Pois há quem sinta mais cansaço e fadiga após os treinos em determinados períodos. Mas seria isso uma questão de percepção ou uma questão neuromuscular propriamente dita?

.
Para avaliar a questão, o grupo de Romero-Parra et al. (2021) avaliou a resposta de mulheres bem treinadas ao treino em 3 diferentes períodos: início da fase folicular (logo após a menstruação), final da fase folicular (metade do ciclo, perto da ovulação) e meio da fase lútea (perto do período pré-menstrual). As mulheres faziam 10 séries de agachamento com 60% da carga máxima enfatizando as ações excêntricas e foram acompanhadas pelas 48 horas seguintes. Antes do exercício, as mulheres reportavam mais dores no início da fase folicular em comparação com final. No entanto, as avaliações de dor muscular tardia, percepção de esforço e recuperação após o treino não foram diferentes entre as fases do ciclo menstrual.
.
É interessante que antes de treinar as mulheres sentiam mais dores no início do ciclo menstrual, o que pode deixá-las menos dispostas. Aí é que entra o conhecimento e a empatia. Sabendo que não há nada errado no músculo, ou seja, a capacidade de esforço e recuperação está preservada, temos que conversar e nos adaptar para mantê-las ativas durante o período, respeitando o que sentem mas dando as orientações adequadas.
.
Por fim, isso é bem individual, algumas dirão que não sentem nada, outras que se sentem pior em outros momentos, além das cólicas, dores e mudanças de humor. Isso é real e deve ser respeitado, mas vamos equilibrar a empatia com a fisiologia para trazer os melhores resultados para todas! Convido também a assistir as aulas sobre Fisiologia Feminina no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
), pois lá eu explico ainda melhor essas questões!
(Paulo Gentil - www.paulogentil.com
)
Romero-Parra N, Alfaro-Magallanes VM, Rael B, Cupeiro R, Rojo-Tirado MA, Benito PJ, Peinado AB; IronFEMME Study Group. Indirect Markers of Muscle Damage Throughout the Menstrual Cycle. Int J Sports Physiol Perform. 2020 Jul 13:1-9. doi: 10.1123/ijspp.2019-0727. Epub ahead of print. PMID: 32659744.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário