sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

SARMS - BOMBA GOURMET

 

SARMS nada mais são do que bomba, só que gourmet! Isso já adianta a vida de quem não quiser arriscar a saúde em troca de estética ou desempenho! Inclusive, essas drogas são proibidas pela Agência Mundial Anti-Doping desde 2008.
.
SARMS é a sigla em inglês para moduladores seletivos do receptor androgênico. Ou seja, substâncias que se ligam ao receptor de testosterona e desencadeiam seus efeitos. Apesar da promessa de promover resultados positivos minimizando efeitos indesejados, os estudos estão em fase experimental e foram feitos essencialmente em animais, células isoladas ou foram realizados pelos próprios vendedores. Mas infelizmente os vagabundos de sempre prometem que SARMS seriam seguros e eficientes, o que está resultando no seu abuso, com finalidades e em doses totalmente em desacordo com o que é sugerido (facilmente se toma mais que 10 vezes o que foi testado em humanos).
.
Alguns efeitos colaterais, como dislipidemias (redução do “colesterol bom” e aumento nos triglicerídeos), sugerem que o risco de problemas cardiovasculares parece ocorrer de modo similar aos esteroides anabolizantes (Machek et al., 2020). Outros efeitos que também são encontrados são danos hepáticos (já existem casos grave reportados por Flores et al., 2020), resistência à insulina (risco de diabetes) e alterações no eixo hormonal. Há também sugestões de alterações neurais, com efeitos na cognição e humor (portanto não estranhem se usuários burrões aparecerem aqui estressados).
.
A situação está tão grave que o FDA (Foods and Drugs Administration) proibiu sua comercialização, ou seja, sua obtenção é feita de maneira ilegal e sem garantia de qualidade. Inclusive, análises revelam que menos de 40% dos SARMS vendidos contém o que indicam no rótulo (Machek et al., 2020). Portanto, além de não ter comprovação de segurança e eficiência, você ainda corre um sério risco de nem saber o que está tomando.
.
Que fique o alerta às pessoas inteligentes e honestas, que não querem participar de algo ilegal e perigoso. Aos demais, que venha o esperneio e tentativa de justificar o injustificável. Vou mandar os artigos sobre o tema no meu grupo do Telegram eu vou mandar ele no meu grupo do Telegram. Para entrar vai direto em t.me/drpaulogentil .
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Flores JE, Chitturi S, Walker S. Drug-Induced Liver Injury by Selective Androgenic Receptor Modulators. Hepatol Commun. 2020 Jan 3;4(3):450-452. doi: 10.1002/hep4.1456. PMID: 32140660; PMCID: PMC7049679.
Machek SB, Cardaci TD, Wilburn DT, Willoughby DS. Considerations, possible contraindications, and potential mechanisms for deleterious effect in recreational and athletic use of selective androgen receptor modulators (SARMs) in lieu of anabolic androgenic steroids: A narrative review. Steroids. 2020 Dec;164:108753. doi: 10.1016/j.steroids.2020.108753. Epub 2020 Oct 24. PMID: 33148520.

Nenhum comentário:

Postar um comentário