sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

ATIVAÇÃO DE PANTURRILHA É IGUAL NO LEG E NA FLEXAO PLANTAR

 

Existem estudos que nos surpreendem, e talvez sejam eles que mais nos ensinem e nos façam melhorar. Quem me vir treinando membros inferiores ou mesmo conversando sobre o tema, verá que existem casos em que considero aceitável ou até recomendável usar exercícios isolados quando o objetivo é hipertrofia. No caso dos membros inferiores destaco muito os posteriores de coxa, mas também fico balançado sobre a panturrilha (recomendo muito as aulas sobre exercícios de membros inferiores no Nerdflix - https://nerdflix.paulogentil.com ou pelo aplicativo). No caso da panturrilha, temos várias coisas, como uma menor resposta de síntese proteica, maior proporção de fibras tipo 1 (que se recuperam mais rápido e sofrem menos lesões) a característica biarticular dos gastrocnêmios... mas a questão e que várias coisas que acreditávamos se mostraram inadequadas (ou você acha que eu não fazia bíceps isolado e prescrevia glúteo com caneleira?) e decidimos fazer um estudo para ver se a ativação muscular mudava quando se fazia a flexão plantar ou o leg press.
.
O estudo envolveu alunos de graduação, Doutorado e colegas de outras universidades. Nele, colocamos 22 homens treinados para fazerem 10 repetições máximas de leg press 45 e flexão plantar em pé e avaliamos a ativação do sóleo, gastrocnêmio lateral e gastrocnêmio medial. Para a minha surpresa, a ativação de todos os músculos foi similar! Eu realmente não esperava... Nada de novo ir contra o que “sentimos”, até porque sentimentos enganam. Mas foi surpreendente para mim ir contra a questão anatômica também, pois os gastrocnêmios alongam na panturrilha, mas encurtam no joelhos durante o leg press.
.
Estudos de ativação são limitados em prever hipertrofia ou ganho de força. No entanto, esse resultado serve como reflexão para pensarmos sobre seleção de exercício e, principalmente, nos motiva a iniciar outros estudos para verificar se a questão da hipertrofia vai se comportar de maneira similar... o artigo foi enviado no meu grupo do Telegram ( vai direto em t.me/drpaulogentil ) e eu detalho muito sobre panturrilha na aula do #Nerdflix.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Gentil, P.; Souza, D.; Santana, M.; Alves, R.R.; Campos, M.H.; Pinto, R.; Bottaro, M. Multi- and Single-Joint Resistance Exercises Promote Similar Plantar Flexor Activation in Resistance Trained Men. Int. J. Environ. Res. Public Health 2020, 17, 9487.

Nenhum comentário:

Postar um comentário