sábado, 16 de janeiro de 2021

TREINOS COM PESO CORPORAL

 

Uma coisa legal para quem me segue, especialmente os assinantes do #Nerdflix é o famoso “eu já sabia disso”. Por exemplo, vocês já sabiam que é possível ter resultados similares em força e hipertrofia treinando com cargas altas ou baixas, conforme explico na aula sobre carga no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com
). Ou seja, temos ótimos resultados com treinos sem carga, com peso corporal, elásticos, etc. Mas é bom estar sempre estudando, né?
.
Recentemente pesquisadores japoneses avaliaram 51 pessoas de 57-75 anos treinando 2 vezes por semana por 12 semanas, usando peso corporal e elásticos (Ozaki et al., 2020). Um grupo treinava no laboratório sob supervisão e o outro com supervisão em uma sessão e fazia a outra em casa, sem supervisão. No geral, ambos ganharam força, funcionalidade e hipertrofia, sem diferença para os testes de força ou funcionais. Com relação à hipertrofia, as duas sessões supervisionadas resultaram em mais ganhos na parte anterior do braço, antebraço, coxa e posterior de coxa, com tendência para panturrilha. Ou seja, treinar com peso do corpo e elásticos dá ótimos resultados e será ainda melhor se fizer com supervisão. Ótima notícia para quem não gosta de academias ou não pode frequentá-las! Também é bom para profissionais que desejam oferecer serviços diversificados. Importante destacar que há recursos tecnológicos que permitem o acompanhamento à distância, o que lhe dá garantia que está fazendo o exercício da maneira correta, tanto em técnica quanto em intensidade! Inclusive, aproveito o gancho para fazer propaganda da @franquiapersonall, rs. Nela treinamos profissionais para trabalhar com diferentes públicos (inclusive temos a parte tecnológica, gestão e marketing) e ajudamos alunos a encontrarem pessoas para os acompanharem! Confiram lá!
.
Último, mas não menos importante... por favor, não seja o idiota que fala “ah, mas eram pessoas velhas e sedentárias”. Em primeiro lugar, esse tipo de resultado já foi replicado em diversas populações (inclusive, coloquei essa imagem só para encher o saco!) e em segundo, essas são justamente as pessoas que mais precisam de opções para sair do sedentarismo.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Ozaki H, Sawada S, Osawa T, Natsume T, Yoshihara T, Deng P, Machida S, Naito H. Muscle Size and Strength of the Lower Body in Supervised and in Combined Supervised and Unsupervised Low-Load Resistance Training. J Sports Sci Med. 2020 Nov 19;19(4):721-726. PMID: 33239946; PMCID: PMC7675625.

Nenhum comentário:

Postar um comentário