sexta-feira, 5 de junho de 2020

PREPARAÇÃO PARA CORRIDA, HIIT VS CONTINUO

Há muito falamos que o treino intervalado de alta intensidade (popularmente conhecido pela sigla HIIT, do inglês high intensity interval training) pode ser uma estratégia interessante para a saúde, emagrecimento e melhora do desempenho. Um dos maiores benefícios é o fato de gerar efeitos iguais, ou maiores, que o treino contínuo, mas tomando menos tempo. No entanto, a aplicação do HIIT pode gerar confusão em alguns aspectos, como no caso das provas de longa distância. Nesse caso, a crença é de que se precise treinar com grandes volumes, longas distâncias e baixa intensidade, já que isso seria mais “específico”. No entanto, as evidências mostram que não é bem assim.
.
Para exemplificar, trago um estudo de Bonet et al. (2020) no qual mulheres de meia idade se prepararam para uma meia maratona usando treinos contínuos ou HIIT. Para ver detalhes do protocolo, confira o artigo que está no meu grupo do Telegram, para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil). Mas adianto aqui que o grupo que fez HIIT corria uma distância 21% menor e gastava 17% menos tempo treinando. Ao final, todas as participantes concluíram a meia maratona com sucesso, sem diferenças nas melhoras entre os grupos. Quanto à especificidade, apenas o grupo que fez HIIT melhorou o desempenho nos treinos intensos, mas quando a avaliação foi realizada em baixa intensidade, os dois grupos melhoraram igual. Ou seja, os benefícios do HIIT transferem para o contínuo, mas os do contínuo não transferem para o HIIT.
.
Eu falo bastante sobre esses aspectos tanto nas aulas de HIIT quanto nas de treinamento para corredores no #nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/). Mas a moral da história é que há várias possibilidades de treinar para um mesmo objetivo, sendo que o HIIT tem a vantagem de envolver menor volume, gastar menos tempo e ainda trazer uma gama de benefícios bem ampla. Nesse sentido, dependendo de como for realizado, o HIIT ainda pode trazer benefícios para imunidade e emagrecimento em comparação aos treinos logos, conforme explico nas aulas sobre o tema.
Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
.
Bonet JB, Magalhães J, Viscor G, Pagès T, Javierre C, Torrella JR. High-intensity interval versus moderate-intensity continuous half-marathon training programme for middle-aged women. Eur J Appl Physiol. 2020 May;120(5):1083-1096. doi: 10.1007/s00421-020-04347-z.

Nenhum comentário:

Postar um comentário