quinta-feira, 18 de junho de 2020

INATIVIDADE FISICA PODE MATAR OS IDOSOS

Um estudo recente juntou diversas revisões e meta-análises com o objetivo de revelar o impacto da inatividade física nos idosos (Cunningham et al., 2020). Foram vários estudos totalizando milhões de pessoas. Logo de cara, já se revela que a mortalidade por causas gerais cai 22 a 34%, sendo as reduções maiores nos idoso que faziam mais atividade física. Sobre causas específicas, sabemos que as mais comuns são os problemas cardiovasculares e o câncer. Nesse sentido, o risco de morrer por problemas cardiovasculares caía 40% nos idosos mais ativos e havia uma clara relação dose resposta no risco de morrer por câncer de mama, com reduções de 5% para cada 2 horas de atividade física semanal. Sobre o sistema musculoesquelético, o risco de fratura caía cerca de 30% nas pessoas ativas, o de quedas em 39% e o risco de incapacidade chegava a cair pela metade. Mas os benefícios vão além do físico! O risco de perdas cognitivas cai mais de um terço nos idosos ativos, a demência caía 28% e, especificamente para Alzheimer, há evidências da redução na ordem dos 40%. Sem contar a redução de até 30% no risco de depressão.
.
Olhe à sua volta, pense nos mais de 10% de idosos que compõem nossa população. Agora olhe mais perto, para sua família, pais e avós. Reflita o que eles fazem durante seus dias e pense no quanto estão perdendo de qualidade e expectativa por não serem mais ativos. E o que você vai fazer para mudar isso?
.
Conhecimento é poder e poder gera responsabilidade. Para os mais velhos, exercício pode ser a diferença entre uma vida digna e uma vida sofrida ou mesmo entre a vida e a morte. Então, faça a sua parte! Para quem deseja trabalhar com esse público maravilhoso, há várias aulas no Nerdflix (baixe o app ou visite https://nerdflix.paulogentil.com/) tenho certeza que sua concepção e sua visão irão mudar absurdamente!
Ah, eu mandei o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Cunningham C, O' Sullivan R, Caserotti P, Tully MA. Consequences of physical inactivity in older adults: A systematic review of reviews and meta-analyses. Scand J Med Sci Sports. 2020;30(5):816‐827. doi:10.1111/sms.13616
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário