quinta-feira, 18 de junho de 2020

PENSAR NO MUSCULO NÃO FAZ DIFERENÇA

Existem vários mantras, mitos e maluquices no treinamento resistido, como a história de pensar no músculo durante o exercício, achando que isso aumentaria eficiência do treino. Muita gente costuma usar artigos sobre ativação para sugerir que pensar em um músculo faz com que sua atividade aumente. O que tento explicar é que isso só seria possível quando o esforço é baixo (baixa carga e longe da fadiga), já que em treinos com cargas máximas ou levados até a falha haverá recrutamento de todos os músculos envolvidos, independentemente do pensamento!
.
Essa questão foi avaliada em um artigo do Rafael Fujita (@rafaakira ), orientado pelo professor Matheus Gomes (@prof.matheus_gomes ) (Fujita et al., 2020). Nele, 20 homens jovens realizaram remada sentada sob 2 diferentes situações: 1) sem orientação, 2) concentrar na extensão do ombro e puxar com os músculos das costas. A atividade eletromiográfica do dorsal, redondo maior, bíceps e deltoide posterior foi avaliada no começo, meio e fim das séries. As séries foram máximas e realizadas com 70% da carga de uma repetição máxima, o que é importante por refletir uma situação real de treino.
.
Agora vem a parte legal. Nas primeiras repetições houve mudança na ativação dos dorsais, mas não houve diminuição da ativação do bíceps apesar da sugestão de “puxar com as costas”. No entanto, no meio e final da série, a ativação muscular foi basicamente a mesma, independente do foco. Ou seja, quando se fazia algo próximo a um treino real, o foco de atenção não mudava a ativação dos músculos!
.
Se pensarmos que os resultados do treino dependem do esforço empregado vemos que pensar no músculo não faz sentido! Inclusive na aula sobre o tema (baixe o app “Nerdflix” ou visite https://nerdflix.paulogentil.com/) eu explico a questão e mostro que isso pode ser contraproducente. A questão então é: em que pensar? Pense em fazer um esforço elevado e em uma boa técnica de execução, para garantir segurança e um bom desempenho. Simples assim!
Vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Fujita RA, Silva NRS, Bedo BLS, Santiago PRP, Gentil PRV, Gomes MM. Mind-Muscle Connection: Limited Effect of Verbal Instructions on Muscle Activity in a Seated Row Exercise [published online ahead of print, 2020 May 25]. Percept Mot Skills. 2020;31512520926369. doi:10.1177/0031512520926369
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário