sexta-feira, 11 de outubro de 2019

MUSCULAÇÃO AJUDA A CONTROLAR O CRESCIMENTO DE TUMORES

O treinamento resistido já é reconhecido como importante na prevenção e tratamento de câncer. Com relação ao tratamento ele é essencial para prevenir e contrabalancear efeitos negativos das terapias, como fadiga, perda de massa óssea, massa muscular e de força. No entanto, tem alguns estudos sugerindo que ela pode ir além disso! E, para nosso orgulho e felicidade, ele é liderado por pesquisadores brasileiros! No caso, o estudo de Camila Padilha evolveu ratos e camundongos, portadores ou não de tumores, que faziam ou não faziam treinamento resistido (Padilha et al., 2019). Foram implantados tipos diferentes de tumores nos ratos e camundongos (Walker 256 e Ehrlich, respectivamente) e, após 4 semanas, as características dos tumores foram avaliadas.
.
De acordo com os resultados, os animais com tumores foram capazes de aumentar de maneira expressiva a carga ao longo do estudo, inclusive a progressão de carga nos ratos com ou sem tumor foi idêntica, sugerindo uma preservação da capacidade de adaptação. Quando se comparou o crescimento dos tumores, verificou-se que os ratos que faziam musculação tinham tumores menores que os ratos que não faziam. E não foi só isso! Uma análise histopatológica revelou que os tumores eram menos agressivos em quem se exercitava, com menor área viável e menor proliferação de células! Essas análises sugerem que há um menor risco de metástase, por exemplo.
.
O exercício está cada vez mais se consolidando como uma parte importante do tratamento de câncer, dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Além dos seus benefícios diretos, ele aumenta a eficiências das outras terapias, como é o caso da quimioterapia (Betof et al., 2015; Schadler et al., 2106). Eu não sei quanto a vocês, mas eu fico em êxtase quando leio essas coisas e acho que isso deve ser gritado para o Mundo ouvir. Vamos transformar a Educação Física e, principalmente, vamos transformar vidas por meio da Educação Física!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Betof AS, Lascola CD,Weitzel D, et al.Modulation of murine breast tumor vascularity, hypoxia and chemotherapeutic response by exercise. J Natl Cancer Inst. 2015;107(5):djv040
Padilha CS, Testa MT, Marinello PC, Cella PS, Voltarelli FA, Frajacomo FT, Cechini R, Duarte JAR, Guarnier FA, Deminice R. Resistance Exercise Counteracts Tumor Growth in Two Carcinoma Rodent Models. Med Sci Sports Exerc. 2019 Oct;51(10):2003-2011.
Schadler KL, Thomas NJ, Galie PA, et al. Tumor vessel normalization after aerobic exercise enhances chemotherapeutic efficacy. Oncotarget. 2016;7(40):65429–40.
.
#teamcerebro #conhecimentoépoder #nobrainnogain #nerdflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário