sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A IMPORTANCIA DO EXERCÍCIO PARA OS MAIS VELHOS

A nossa visão dos idosos mudou muito e está mudando ainda mais! Antes víamos os idosos como pessoas frágeis que não deveriam ser expostas a estímulos. Agora, sabemos que eles precisam mesmo é de estímulos e várias perdas associadas com a idade são revertidas com o exercício. Por exemplo, tem estudos mostrando que, em 22 semanas, os idosos voltar a ter os mesmos níveis de força e massa muscular que uma pessoa 40 anos mais jovens! Aliás, os estudos mostram que, quando treinados adequadamente, os ganhos de força e massa muscular dos idoso são iguais aos dos jovens. Outros mostram que idosos conseguem aumentar a carga nos treinos da mesma forma que os jovens! Olha que louco, seus avós têm a mesma capacidade de aumentar a carga nos treinos que você!! E nós aí subestimando os idosos!
.
E esses ganhos são essenciais para uma boa qualidade e uma maior expectativa de vida. Nesse sentido, estudos que acompanharam idosos por décadas verificaram que, ao dividir homens idosos de acordo com seus níveis de força (fracos, médios e fortes), vemos que a chance de morrer nos mais fracos é mais que o dobro em comparação com os mais fortes. Especificamente o risco de morrer por câncer aumenta 4,3 para os mais fracos!! Ou seja, se você não treinar um idoso, ou treina-lo mal, você está privando ele de ter uma chance 4 vezes menor de morrer!! Portanto, fazer exercícios para essa população deveria ser OBRIGATÓRIO! Inclusive, existem pareceres dizendo que o profissional de saúde que não prescrever exercício para idosos estaria sendo antiético. Agora repare que falei treinar mal e coloquei no mesmo nível que não treinar, pois temos estudos mostrando que treinar por conta própria pode ser a mesma coisa que não treinar e, por outro lado, temos estudos com quase 400 idosos em que TODAS ganharam força! Ou seja, não basta fazer, precisa fazer bem feito.
.
Então vamos olhar mais para esse grupo maravilhoso que precisa muito de nós hoje e do qual faremos parte amanhã! Como escrevi rápido e são muitas referências não deu para coloca-las aqui, mas você poderão ver todos estudos e informações de como treinar idosos nas aulas em www.aulas.paulogentil.com
(Paulo Gentil – www.aulas.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário