sexta-feira, 11 de outubro de 2019

EXERCÍCIO AJUDA A TRATAR DOEÇA DE PARKINSON

A Doença de Parkinson promove perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra. Como resultado, ocorre rigidez, tremores, dificuldades na marcha, nos movimentos de precisão, instabilidade postural, etc. A doença piora ao longo do tempo, com prejuízos progressivos na qualidade de vida e depressão. Dentre as formas de tratamento, a mais comum são medicamentos que atuam no sistema dopaminérgico. No entanto, o exercício vem ganhando cada vez mais espaço como intervenção não farmacológica. Inclusive, vários estudos mostram que o exercício ajuda a retardar a progressão da Doença!!
.
Nesse sentido, um estudo Tollár et al. (2019) durou 2 anos e separou os participantes em 3 grupos: controle (só tomavam remédio), treino de 3 semanas com volta â rotina anterior, ou treino de 3 semanas seguido de treino manutenção. As 3 semanas iniciais envolviam exercícios de equilíbrio, de marcha e realidade virtual com o X-box, feitos 5xsemana. O treino de manutenção seguia uma dinâmica similar, mas apenas 3xsemana.
.
As 3 semanas de treino melhoraram as desordens de movimento e as experiências motoras na vida diária em incríveis 30,4 e 42,8%, respectivamente. O escore no questionário da Doença de Parkinson melhorou acima de 25% para quem treinou e piorou 6,8% para quem ficou parado. Tem mais, o exercício reduziu a depressão e melhorou a qualidade de vida, já o grupo que tomou apenas remédio piorou em praticamente tudo! A interrupção dos treinos levava a perdas progressivas, mas quando mantido eles ficavam bem pelos 2 anos seguintes. Ou seja, o remédio sozinho não foi suficiente para controlar as perdas, já a adição do exercício fez com que eles melhorassem e mantivessem os resultados. Quem conhece a Doença de Parkinson sabe que isso é muito forte, pois a expectativa é que as pessoas estejam cada vez pior ao longo dos anos... mas podemos controlar isso!!
.
Ah e a adesão foi 100% com nenhuma desistência. Ou seja, 2 anos de treinamento sem perder nenhum aluno! Pois é, as pessoas com problemas de saúde são quem mais precisam de nós. Para elas fazemos muita diferença e são elas que mais valorizam nosso trabalho. Então que tal começar a olhar mais para elas?
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Tollár J, Nagy F, Kovács N, Hortobágyi T. Two-Year Agility Maintenance Training Slows the Progression of Parkinsonian Symptoms. Med Sci Sports Exerc. 2019 Feb;51(2):237-245. doi: 10.1249/MSS.0000000000001793.

Nenhum comentário:

Postar um comentário