sexta-feira, 29 de março de 2019

BATATA E EMAGRECIMENTO, QUAL ESCOLHER?

Sim, tanto faz mesmo!!!!! Na boa, fico de cara quando vejo o medo que muita gente tem da pobre da batata inglesa, não estou falando da batata frita, tô falando daquela cozida mesmo… Váaaaaarias pessoas não incluem batata inglesa na dieta pois acreditam que ela vai atrapalhar o emagrecimento! Mas… what the fuck!? Como pode isso? Batata doce pode, mas a inglesa não?

Vou comparar algumas características desses dois tubérculos e vocês mesmo tirem suas conclusões. O comparativo é feito com 100g dos dois alimentos cozidos (fonte: TACO).

Carboidratos: Inglesa 11,9g / Doce 18,4g
Proteínas: Inglesa 1,2g / Doce 0,6g
Fibras: Inglesa 1,3 / Doce 2,2g
Gorduras: as duas praticamente zero
Calorias: Inglesa 52kcal / Doce 77kcal

Eita porra… A batata inglesa possui menos carboidrato, menos calorias e mais proteína, perdeu apenas no quesito fibras! Carái, a merda da batata doce possui 48% mais calorias que a inglesa!!!!

Já sei… vão me falar que a batata inglesa possui o índice glicêmico maior, correto? por isso engorda mais... Então vejam alguns dados retirados do site www.glycemicindex.com (site que reúne todos estudos de índice glicêmico que são produzidos no mundo). ⠀
*Batata inglesa*
Cozida com casca - 69
Fervida descascada e amassada - 66
Fervida sem casca, refrigerada e depois aquecida por 1 min - 71
Cozida  45 min sem casca - 83 
Cozida sem casca - 98
Fervida - 54

*Batata doce*
Descascada e cozida - 94
Descascada e assada - 82
Descascada e cozida por 8 min - 75 
Fervida - 44 e 46 ⠀
Caramba, que confusão Bruno. Quer dizer que dependendo da forma que preparamos as batatas o índice glicêmico muda? YEEEEESSSSS! Ou seja, a batata inglesa se for fervida e comida com casca possui baixo índice glicêmico em alguns estudos, por outro lado a batata doce cozida pode chegar a 94 de IG, ou seja, alto.

E mais, além da forma forma de preparo, os acompanhamentos também mudam o tempo de absorção. Ou seja, comer junto com vegetais, proteínas e gorduras retarda o esvaziamento gástrico e consequentemente reduz o IG da refeição.

Em resumo: O que engorda não é a batata, e sim as orgias alimentares regadas à pizza, sobremesas, refrigerantes, churrascos, cervejas etc. Pense nisso!
BRUNO fISCHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário