sexta-feira, 29 de março de 2019

EXERCÍCIO REDUZ DEPRESSÃO NA GESTAÇÃO E PÓS PARTO

Uma das aulas mais impressionantes que estão na plataforma trata da atividade física para gestante, nela eu trato de efeitos que pode influenciar por várias décadas, inclusive na saúde física e mental até a idade adulta! Inclusive, recomendo muito que a assistam em www.aulas.paulogentil.com, pois certamente transformará a forma como enxergam o exercício físico.
Um dos meios no qual o exercício pode ter efeitos importantes é a depressão. Um estudo recente de pesquisadores espanhóis e canadenses traz algumas informações importantes (Vargas-Terrones et al., 2019). Nele, mulheres com menos de 4 meses de gestação foram divididas em dois grupos, um se exercitou e outro permaneceu sedentário. Os treinos foram conduzido 3 vezes por semana, em sessões de 60 minutos. O risco de depressão foi avaliado antes do início do estudo, na semana 38 da gestação e 6 semanas após o nascimento. Inicialmente, o risco de depressão foi de aproximadamente 20%, no entanto, isso subiu para 35,6% na 38° semana em quem permaneceu sedentária, contra 18,6% para quem se exercitou. E essa redução permaneceu na avaliação feita 6 semanas após o nascimento, com 29,8% para quem não praticou exercício e 14,5% para quem praticou.
Qualquer um que tenha vivenciado uma gestação, como mãe ou pessoa próxima, sabe que as alterações estão muito presentes, tanto durante quanto após a gestão. Pior ainda, a depressão ocorrida nessa fase pode alterar a estrutura do cérebro e gerar sequelas permanentes, inclusive com maior probabilidade de transtornos de humor e comportamentos criminosos (lembra das aulas?)! Portanto, fiquem atentos para importância do exercício!!
Para ver mais informações sobre os riscos e benefícios do exercício e, principalmente, para saber COMO prescrever exercícios para gestantes, confira a aula em www.aulas.paulogentil.com.
(Paulo Gentil)
Vargas-Terrones et al. (2019). Physical exercise programme during pregnancy decreases perinatal depression risk: a randomised controlled trial. Br J Sports Med. 2019 Mar;53(6):348-353. doi: 10.1136/bjsports-2017-098926. Epub 2018 Jun 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário