sexta-feira, 29 de março de 2019

NÃO TEM ALMOÇO GRÁTIS

É isso galera, não tem almoço grátis! Estudamos anos, alguns (como é o meu caso) décadas, para ter segurança e conhecimento para poder orientar as pessoas a alcançarem seus resultados. Invariavelmente, chegamos a recomendações complexas que envolvem mudança de hábitos, esforço, disciplina e busca por equilíbrio. Por mais que essa fórmula seja chata e repetitiva, é ela que funciona.
Mas aí aparecem promessas loucas de queimar gordura por 2 dias, de demonizar um nutriente (carboidratos, lactose, glúten, frutas...), de suplementos incríveis, de creme que queima gordura, de água que cura câncer, de coices que criam bundas de pedra, de umbigadas que são melhores que agachamento, de jejum que faz bem, de modulações hormonais e o escambal. Aí você olha e pensa “caramba, até que enfim encontrei a solução!”. Então, inocentemente, você vai ao encontro de sua salvação da mesma forma que a pessoa da foto vai atrás do sabonete e... pumba!
Às vezes você vai perder dinheiro, às vezes vai se frustrar, às vezes acontecerão coisas mais sérias. Por exemplo, existem práticas, como pular o café da manhã, que são associadas com maior incidência de doenças cardiometabólicas. Outras, como restringir carboidratos estão associadas a menor expectativa de vida. Tem também o uso de hormônios que traz riscos similares à demais drogas e ainda podem zoar seu cérebro. Tem os que caem na lábia dos manipuladores da Programação Neurolinguística e sofrem consequências ainda mais sérias! Como os que abandonam as terapias convencionais de câncer para adotar práticas alternativas (caso famoso do Marcelo Rezende).
Então, pessoal, na boa. Nós, estudiosos, estamos nos matando para trazer soluções. Quando isso acontecer, seremos os primeiros a avisar e divulgar. Se tiver alguém propondo milagres, cuidado! Pois certamente há uma grande possibilidade de você se... ferrar.
PS: tudo que falei já foi publicado aqui no meu perfil, então deem uma navegada se quiserem detalhes de todas essas pilantragens.
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário