quinta-feira, 8 de novembro de 2018

IMPORTANCIA DA FORÇA PARA HIPERTENSOS

Já mostrei artigos em que apertar um objeto com as mãos ajuda a controlar a pressão arterial de hipertensos. Mas os exercícios pode ir além, pois as melhoras fu...ncionais melhoram não apenas a qualidade de vida dos hipertensos, mas podem fazer com que eles vivam mais!
.
Por exemplo, um estudo de Artero et al. (2011) acompanhou 1.506 hipertensos com mais de 40 anos de 1980 a 2003. No início do estudo foram realizados testes de força, de uma repetição máxima, no leg press e supino reto. Ao longo do acompanhamento, os autores avaliaram as taxas de mortalidade de acordo com os níveis de força relativa (ajuste pela massa corporal). As análises ainda foram corrigidas por fatores como níveis de atividade física, tabagismo, alcoolismo, índice de massa corporal, pressão arterial, colesterol, glicemia, eletrocardiograma, histórico familiar de doenças e aptidão cardiorrespriratória. Ao final, a estimativa de morte (10.000 pessoas-ano) foi de 81,8 para as pessoas mais fracas, de 65,5 para os com níveis intermediários de força e 52 para os mais fortes!! Ou seja, estar entre os mais fracos aumenta a mortalidade em quase 60%!!
.
Detalhe é que a mortalidade caia independente da pressão se manter mais baixa. E a explicação para isso é simples. Enquanto você lê essa mensagem é capaz de você estar sentado e irá se levantar daqui a pouco. Ou ainda sentou e levantou enquanto lia. Provavelmente isso não te gerou nenhum tipo de risco, pois o esforço necessário é muito pequeno. No entanto, se fosse alguém com pouca capacidade funcional, certamente a situação seria diferente. Para levantar, ela precisaria exercer um esforço bem próximo do seu máximo, o que geraria picos de pressão, por exemplo. Agora, imagine quantas vezes por dia você senta, levanta, sobe degraus, pega objetos. Em todos esses momentos, haveria um risco. Desse modo, a vida das pessoas mais fracas não se torna apenas mais difícil se torna mais arriscada!! E perceba que não é apenas treinar, é ser forte! Portanto, o treino precisa dar resultado, entendido?
.
Marque os interessados e comece a agir! Pois ganhar força pode significar a diferença entre a vida e a morte para muita gente!!

(Paulo Gentil)
Artero EG, Lee DC, Ruiz JR, Sui X, Ortega FB, Church TS, Lavie CJ, Castillo MJ, Blair SN. A prospective study of muscular strength and all-cause mortality in men with hypertension. J Am Coll Cardiol. 2011 May 3;57(18):1831-7. doi: 10.1016/j.jacc.2010.12.025.

Um comentário:

  1. Ei, muito elucidativo o texto. Trabalho para um SPA em Guarapari onde disponibilizamos maneiras de perder peso com saúde, talvez se interesse :-)
    Obrigado!

    ResponderExcluir