terça-feira, 29 de maio de 2018

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS E CIRURGIA BARIÁTRICA PODEM AUMENTAR A PRODUÇÃO DE GORDURA?

Como dito ontem, o nosso corpo está sempre querendo voltar ao estado de homeostase, ou seja, anos de hábitos ruins que levaram a um aumento do tecido adiposo, não será um procedimento invasivo que que mudará anos de acúmulo de gordura, em uma sessão ou aplicação que todo o processo será desconstruído.

Com ratos têm estudos que apontam para a hiperplasia (aumento do tecido, no caso o adiposo) após lipectomia, ou seja, retirada do tecido adiposo através de cirurgia (Neurosci Biobehav Rev 2001. 25(1): 15-28).

Com humanos têm estudos mostrando que...

A #criolipolise pode gerar HIPERPLASIA do tecido adiposo (Aesthetic Surgery J 2016, 36(1) NP6–NP13). A pessoa por pura estética  congela a gordura e, tanto consegue que, ao destruir as células de gordura, o corpo faz com que elas aumentassem de tamanho.

Sobre a #lipoaspiração verificou-se aumento da quantidade de gordura, especialmente se a pessoa não realizar exercícios físicos regularmente após a cirurgia (J Clin Endocrinol Metab. 2012; 97(7): 2388-95).

Quanto à #cirurgiabariatrica pesquisadores espanhóis observaram dados de 33 pacientes obesos que passaram por gastroplastia (redução do estômago por meio de sutura). Eles avaliaram a expressão de genes que trabalham para AUMENTO do tecido adiposo! O estudo mostrou genes de diferentes enzimas adipogênicas e responsáveis pela lipogênese de novo estavam com expressões aumentadas após a cirurgia bariátrica! (Surg Obes Relat Dis. 2016; 12(2): 357-62).

A bariátrica em muitos casos é necessária, mas fica o alerta para os cuidados e acompanhamento que muitas vezes é ignorado por grande parte daqueles que já passaram pelo procedimento, o resultado costuma ser extremamente negativo e é comum pacientes recuperarem todo o peso eliminado.

É o que tem pra hoje!

#TreinadorCristianoLeite

Nenhum comentário:

Postar um comentário