quinta-feira, 17 de maio de 2018

BCAA , PARA FINS ESTETICOS ,VOCE ACREDITA?


Existem pouquíssimos suplementos alimentares que tem algum benefício para o praticante de atividade física e o BCAA NÃO é um deles. As promessas são as mais var...iadas, como prevenção de catabolismo, aumento de anabolismo, aceleração da recuperação, etc. Não bastasse as falas promessa, até inventaram de injetar esse caca (isso já foi discutido em posts anteriores)!
Umas das pegadinhas dos estudos com BCAA é comparar ele com nada, por exemplo, comparar o catabolismo ou recuperação após tomar BCAA com ficar 12 horas em jejum. Mas será que daria bom comparar com outra coisa, tipo carboidrato? Pensando nisso, Smith et al. (2018) testaram 4 situações em homens treinados: carboidratos (36g), BCAA (7,5g na proporção 2:1:1 de leucina, isoleucina e valina), carbo+BCAA ou placebo. Os compostos eram tomados antes, durante e após musculação de característica metabólica e feitos até a falha.
Os exames de sangue confirmam que o jejum produzia maiores níveis de cortisol, com valores intermediários para o BCAA e, pasmem, a ingestão de carboidratos, com ou sem BCAA, foi a que mais reduziu o hormônio catabólico. Além disso, a ingestão de carboidratos, independente do BCAA, promoveu maiores níveis de insulina após o treino. Os autores sugerem que a redução no cortisol com aumento da insulina pode ser benéfica para estimular a síntese proteica. Assim, treinar em jejum poderia ser prejudicial, enquanto ingerir carboidratos poderia ser mais benéfico do que o BCAA!
Os vendedores esperneiam, os patrocinados distorcem evidências e os usuários iludidos se emputecem, mas existem diversos estudos mostrando que BCAA não dá vantagem em relação a alimentação normal e tampouco aumenta os ganhos de massa muscular (vide posts anteriores). Portanto, esse é apenas mais um estudo, dentre vários, que mostra que o BCAA é, em geral, um suplemento inútil para praticantes de musculação. Com a palavra, Stuart Phillips, um dos maiores nomes da Nutrição Esportiva do Mundo: “O BCAA é muito provavelmente a maior enganação, talvez depois dos fat burners, da indústria de suplementos. E lembre-se que um conjunto de relatos não é evidência que ou (de forma alguma) prova que o BCAA funcione”
(Paulo Gentil)
Smith JW, Krings BM, Shepherd BD, Waldman HS, Basham SA, McAllister MJ. Effects of carbohydrate and branched-chain amino acid beverage ingestion during acute upper body resistance exercise on performance and postexercise hormone response. Appl Physiol Nutr Metab. 2018 May;43(5):504-509.

Nenhum comentário:

Postar um comentário