quarta-feira, 16 de novembro de 2016

TREINOS NA CORDA NAVAL

antonioarruda
O treinamento com corda naval tem tomado uma grande dimensão na ciência do esporte e na prática de muitas pessoas, desde atletas até praticantes de academia em geral!
Uma das grandes vantagens deste treino é demandar um alto gasto metabólico que pode proporcionar: melhora das capacidade aeróbia e anaeróbia, treino da região do core e melhora do condicionamento geral do corpo sem precisar gerar um estresse articular alto na parte superior do corpo!
Foi realizado um estudo sobre o custo metabólico de um treino de 10 min de corda naval onde foi utilizado um protocolo de 15 segundos de atividade e 45 segundos de descanso, sendo aplicados então 10 sprints numa proporção de 1:3 na relação esforço:pausa

Ao final dos tiros foi visto que a demanda cardiovascular foi muito alta, mantendo a frequência cardíaca em torno de 86% da FCMAX estimada. A demanda energética verificada foi classificada como de treino vigoroso dentro dos padrões de classificação do American College os Sports Medicine.

Outro ponto que mostrou uma alta intensidade foi a concentração de lactato, que ficou em torno de 12mmol! Pra quem não entende... Isso é alto, pode acreditar! Essa informação mostra que tivemos uma alta participação glicolítica sendo uma atividade de alta intensidade!
O que podemos acreditar frente essas informações?
Treinar com corda naval pode ser uma excelente opção de trabalho de alta intensidade, gerando um custo metabólico alto e tendo uma alta participação da via anaeróbia! Isso nos leva a aumentar o gasto energético em repouso e aumentar também a utilização de gordura no período pós treino, além de melhorar o condicionamento físico global através da melhora aeróbia e anaeróbia utilizando apenas 10 minutos numa sessão de treino!
Marque aqui aquele seu amigo que não gosta de correr mas quer melhorar o condicionamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário