quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A MALDIÇÃO DA PANTURRILHA

Sim, as panturrilhas tem algumas limitações para hipertrofiar, mas nem por isso vamos desistir, né? Aqui vão algumas dicas para contornar o problema dos "cambitos":

1) trabalhe na maior amplitude possível! Sinta o músculo alongar bem e esqueça aqueles movimentos curtinhos, pois eles até "queimam", mas não resolvem (não se aplica aos métodos tipo pico de contação, ok?)

2) alongue-se! Músculo en...curtado é sinônimo de músculo pouco desenvolvido, vale especialmente para as mulheres que usam muito salto.

3) controle a velocidade! Muita gente treina panturrilha como se estivesse apostando corrida contra a máquina, o resultado é um tempo sob tensão curto e praticamente não há fase excêntrica

4) prefira os exercícios feitos com as pernas estendidas! Eles ativam mais os gastrocnêmios, que possuem maiores proporções de fibras rápidas que o sóleo (cerca de 60% para o primeiro e menos de 15% para o segundo)

5) treine com intensidade e esqueça o mito de fazer muitas repetições submáximas e com pouca carga. Essa estratégia não é boa para nenhum tipo de fibra, conforme comprovado em uma meta-análise de Fry.

6) treine sem frescura, pés para dentro para fora, ou sei lá o que não mudam porcaria nenhuma e prejudicam a intensidade.

7) não exagere no volume, alguns exercícios como agachamento já trabalham bem a panturrilha, um isolado bem feito ao final do dia de membros inferior está de bom tamanho!

8) leve o treino de perna a sério! Muita gente usa a desculpa da genética para abandonar o treino de panturrilha e, quando treina, faz mal feito! Homens não perdem treinos de peito, mulheres não perdem de coxa, mas a panturrilha, sempre ou fica para depois ou é feita meia-boca! Charles Poliquin dizia que "se fosse imposta uma lei nas academias dizendo que para cada série de bíceps fosse feita uma de panturrilha, daqui a um ano você veria a média das medidas de panturrilha crescer, no mínimo, cinco centímetros".

Não estou dizendo que se você seguir meus conselhos seus problemas serão totalmente resolvidos, mas certamente essas dicas poderão ajudar a diminuir a necessidade das calças e bermudões. Lembre-se que qualquer treino exige esforço, persistência e dedicação, por que iria ser diferente com a panturrilha?

(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário