quarta-feira, 16 de novembro de 2016

OVO E SUA SAÚDE MENTAL


Paulo Gentil
O ovo é um caso emblemático dos “zigue-zagues terrorísticos”. Houve épocas em que ele foi condenado, depois virou herói, em seguida foi esquecido, às vezes deve...ríamos comer apenas a clara, depois o ovo inteiro, fás do Rocky Balboa comiam ele cru, alguns dizem que é melhor mexido, outros só o comem cozido. São tantas mudanças que fica difícil decidir para onde irmos.
As associações entre ingestão de colesterol e doenças cardíacas sofreram diversas críticas e questionamentos ao longo dos anos. Apesar de tudo, a recomendação de controlar a ingestão de colesterol sempre foi mantida pelo senso comum e, como o ovo tem grande quantidade de colesterol, criou-se um receio quanto à sua ingestão. Por mais que a condenação do ovo esteja em grande parte superada, isso foi reforçado por um estudo publicado recentemente no prestigiado Journal of the American College of Nutrition. As análises contidas no estudo envolveram centenas de milhares de pessoas e revelaram que não há relação entre a ingestão de ovos e problemas cardiovasculares. Aliás, houve até a atenuação do risco cardiovascular com a ingestão de ovos (Alexander et al., 2016)! Ah, nesse mesmo jornal tem um estudo de Panahi & Tremblay (2016) segundo o qual o iogurte pode ter um papel importante no controle de peso e prevenção de diabetes. Caramba, para que eu falei de iogurte??
Simples, essas informações vem reforçar que você não precisa ter pânico em comer algo ou mesmo achar que algum alimento produzirá efeitos milagrosos. Imagina só se você fosse seguir cada condenação ou exaustação de alimentos? Ia viver no mercado! Agora mesmo estaria correndo para para comprar iogurte e ovo! Ontem era chá de hibisco, óleo de coco, tapioca. Hoje é jejum. Amanhã sabe-se Deus o que será! Então, entendam que modas vem e vão. A todo momento surgirão apóstolos com novas panaceias e terroristas com novas condenações. Se você seguir todas as novidades, se tornará um neurótico que enxerga comida como sua morte ou salvação imediata, dissociando-a de seu contexto social, cultural ou mesmo do prazer de comer. Na verdade, falar em equilíbrio ou procurar um nutricionista nunca será moda e nem dará ibope, mas sempre será a melhor forma de encontrar na alimentação uma forma de preservar sua saúde física e mental.
PS: existe um problema muito sério quando você come muito ovo! É cientificamente comprovado um isolamento social, com término de relacionamento e recusa das outras pessoas ficarem em ambientes fechados com você...
(Paulo Gentil)
Alexander DD, Miller PE, Vargas AJ, Weed DL, Cohen SS. Meta-analysis of Egg Consumption and Risk of Coronary Heart Disease and Stroke. J Am Coll Nutr. 2016 Oct 6:1-13.
Panahi S, Tremblay A. The Potential Role of Yogurt in Weight Management and Prevention of Type 2 Diabetes. J Am Coll Nutr. 2016 Jun 22:1-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário