quarta-feira, 16 de novembro de 2016

LEITE X WHEY, QUE É MAIS ANABÓLICO?

Ao contrário do que é dito pelos magos da Medicina Transcendental Youtubiana, o leite parece ter efeitos positivos em quem faz musculação. Em uma revisão sobre o tema Josse e Phillips (2012) começam mostrando que o consumo de leite após o treinamento resistido promove elevações na síntese proteica, sugerindo que, em longo prazo, isso geraria ganhos adicionais de massa muscular. Então, progredindo ...com sua análise, os autores mostram estudos usados para construir o gráfico mostrado na ilustração, onde se sugere que os efeitos do leite no ganho de massa magra sejam similares ao do whey. Nessa parte os autores também sugerem que o consumo de leite possa ajudar na perda de gordura!? Ou seja, nada de engrossar a pele!

Claro que não estou obrigando ninguém a beber leite e nem dizendo que ele faz milagres, são apenas informações para reflexão. Até porque é preciso trazer um “pequeno” detalhe: seria necessário consumir uma grande quantidade de leite para atingir a cota de proteínas. Tem estudos que chegam a um litro no pós treino, o que pode não ser prático e nem recomendável para muita gente. Mas também o leite não precisa ser puro, por exemplo, você colocar whey no leite, algo que muitos acreditavam ser equivalente a invocar o Belzebu. No final das contas, o leite pode ter a aplicação dentro de um planejamento alimentar adequado. E aí entra o bom Nutricionistas: para adequar o que é bom para você, o que você precisa comer, o que você consegue e o que você gosta de comer. Sem paranoias ou estresse.

Ah, você tem alergia à proteína do leite? Não toma. Tem intolerância à lactose! Não toma. Não gosta de leite? Não toma! Você gosta de ser engando pelos iluminados que dizem que leite é veneno, água mineral faz mal, lugol é elixir para vida eterna, protetor solar engorda, fruta faz mal à saúde, suco é tão tóxico quanto pinga, glúten é um ticket para o inferno, sorvete é o alimento que mais causa infarto no mundo e mijo de mulher está feminilizando o mundo? Não toma e, além disso, vá pro inferno!

(Paulo Gentil)

Josse AR, Phillips SM. Impact of milk consumption and resistance training on body composition of female athletes. Med Sport Sci. 2012;59:94-103.

Nenhum comentário:

Postar um comentário