sexta-feira, 9 de setembro de 2016

WHEY X MIX DE PROTEÍNAS?

Paulo Gentil
Tomar proteína é importante! Todo mundo “sabe” que é bom! No entanto, o melhor tipo de proteína é um campo de grande debate. Por um lado o whey é sempre conside...rado a melhor fonte por ter quantidades elevadas de muitos aminoácidos importantes, como a Leucina. Mas, por outro lado, existem evidências que o efeito anabólico do whey parece ser limitado pelo pouco tempo que dura as elevações de aminoácidos sanguíneos (chega rápido no sangue, mas vai embora rápido). Então, para obter o melhor das duas coisas, é comum se propor um mix de proteínas, que seriam mais eficientes em manter altas concentrações de aminoácidos no sangue por mais tempo que o whey.
Para testar se esse mix promoveria mais resultados que o whey, o grupo de Reidy et al. (2016) realizou um estudo de 12 semanas em que homens jovens fizeram musculação sob três diferentes regimes de suplementação: whey (22g de proteína, sendo 2,3g de leucina), mix (22g de proteína, sendo 2g de leucina, composto de 25% whey, 50% caseína e 25% soja) ou maltodextrina (p.. nenhuma de proteína e nádegas de leucina). O estudo é muito completo, houve controle de treino, dieta e as avaliações foram por meios bem consagrados... Ao final, os resultados não apontaram diferenças entre os grupos na progressão da carga na musculação e nem nos ganhos de força. Com relação aos ganhos de massa muscular, todos os grupos aumentaram em cerca de 20% a área do quadríceps, sem diferença entre eles! Ah, quando falo que foi tudo igual, quero dizer que o grupo que não tomou proteína também teve os mesmos resultados!
Então, voltemos a primeira frase: “tomar proteína é importante”? Não! se alimentar adequadamente é importante e para fazer isso você não precisa “tomar” nada! E retornando à pergunta da figura “whey protein x mix de proteínas: qual é melhor?”. A resposta é NENHUM, vai comer comida, rapá!
Ah, só um recado para quem acha que whey vai necessário para quem é hardcore: não existem evidências que isso mude com o estado de treinamento! Se muda algo, muda a mesmo é a fé a disposição em gastar dinheiro!
PS: já que o tema é hipertrofia, eu falo um bocado sobre esses e outros aspectos no curso que ministrarei em Recife dia 17/09, inscrições pelos emails arrudabq@hotmail.com / cleydsonutricionista@gmail.com
(Paulo Gentil)
Reidy PT, Borack MS, Markofski MM, Dickinson JM, Deer RR, Husaini SH, Walker DK, Igbinigie S, Robertson SM, Cope MB, Mukherjea R, Hall-Porter JM, Jennings K, Volpi E, Rasmussen BB. Protein Supplementation Has Minimal Effects on Muscle Adaptations during Resistance Exercise Training in Young Men: A Double-Blind Randomized Clinical Trial. J Nutr. 2016 Sep;146(9):1660-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário