sexta-feira, 2 de setembro de 2016

EXERCICIO E HUMOR

Paulo Gentil
Às vezes relutamos muito para treinar após um dia/noite estressante, mas então depois que o treino termina, é comum termos um bom período de alívio, como se aqu...ela energia gasta na atividade tivesse levado consigo uma boa parte dos nossos problemas e preocupações. Agora, supondo (apenas suposição, tá queridas?) que, em geral, mulheres possuem maior propensão a alterações do humor que os homens, será que o exercício teria um efeito diferenciado entre homens e mulheres? Para não ficar no “acho”, vou trazer os dados de um estudo recente publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise. No estudo, homens e mulheres foram avaliados antes e após 30 minutos de exercício aeróbio (aaarrgghhh) em testes que incluíram sintomas de ansiedade e preocupação, além de sensação de tensão, depressão, vigor, fadiga, raiva e confusão. A análise prévia mostrou as mulheres eram mais propensas à depressão e ansiedade (não sou eu, é o estudo que disse!). No entanto, apesar dos resultados mostrarem que tanto homens quanto mulheres tinham respostas positivas, os benefícios nelas parecem ser melhores que os dos homens!
Legal, né? Então agora vão minhas observações. Sou dono de uma academia em Brasília (@academiamalhart), já fui dono de uma academia só para mulheres e tive um grupo de pesquisa especificamente destinado às mulheres por muito tempo! Algo que notei, e que esse estudo pode ajudar a explicar, é que as mulheres costumam ser mais “dependentes” do exercício do que homens. Isso pode ser bom por um lado, pois vemos que elas estão cada vez mais presentes nas academias (graças a Deus). Mas por outro lado isso pode gerar o problema do excesso de exercício que é bem relacionado a diversos problemas, como no caso dos sofridos joelhos.
Então devemos saber equilibrar as coisas para que tenhamos os benefícios sem se expor desnecessariamente a riscos. Lembrando que compartilharei um pouco do meu aprendizado dos trabalhos e estudos em mulheres no curso “Tópicos avançados em musculação: mulheres, crianças e idosos” que ocorrerá em Porto Alegre (03/09 - www.c2fit.com.br / C2FIT - Capacitação e Carreira em Fitness), Salvador (1/10 - hiitcursos@outlook.com) e Belo Horizonte (9/10 - www.LFCeventos.com.br).
Ops, já ia me esquecendo! Ah, quer saber qual atividade é melhor para o humor? A que você gostar de fazer. Agora, o mais importante: mulheres, descontem no exercício e não no chocolate... nem em nós!!
(Paulo Gentil)
McDowell CP, Campbell MJ, Herring MP. Sex-Related Differences in Mood Responses to Acute Aerobic Exercise. Med Sci Sports Exerc. 2016 Sep;48(9):1798-802.

Nenhum comentário:

Postar um comentário