quinta-feira, 22 de setembro de 2016

VARIAÇÕES DE EXERCÍCIO

Paulo Gentil
Antes de começar preciso que faça três coisas: 1) busque por “Homúnculo de Penfield” nas Imagens do Google. 2) mexa apenas a parte de cima do peitoral (se o mam...ilo mexer, perdeu). 3) coloque o indicador em um ponto qualquer do bíceps e contraia apenas a área onde está o dedo. Feito? Aliás, feito o 1 e percebido que 2 e 3 são impossíveis? Então vamos rever 3 conceitos básicos de Neurofisiologia:
1) Os movimentos voluntários são comandados pelo córtex frontal, e nele há a representação das diversas regiões do nosso corpo, o Homúnculo de Penfield. Olhando ele você percebe que algumas partes, como mãos e boca, ocupam uma área grande enquanto outras ocupam uma área pequena, como tronco e braço.
2) A razão de inervação é a quantidade de fibras inervada por um neurônio. Em músculos como os dos olhos, um neurônio inerva poucas fibras, por isso você consegue bastante precisão para focar o olhar. Já os músculos que fazem movimentos mais grosseiros, com peito e bíceps, um neurônio inerva muitas fibras!
3) As fibras inervadas por um neurônio não são necessariamente vizinhas, dessa forma, se você disparar um comando para contrair uma unidade motora, esse comando estimulará várias partes do músculo (superior, inferior, miolo, picanha...).
Sabendo disso, fica fácil entender porque é impossível mexer apenas a parte de cima do peito ou contrair somente o ponto do bíceps em que seu dedo está. Você também percebe a falta de sentido em falar que, durante a musculação, se você fizer variações e/ou comunicações com o mundo espiritual você ativa feixes específicos de músculos do tronco, perna ou braço! Para isso ser possível, deveria haver uma mudança drástica no sistema nervoso e, mesmo reconhecendo alguma plasticidade neural, tal proposta é estapafúrdia! Mas se ela for constada, haverá prêmio Nobel para galera da maromba, que não apenas conseguirá hipertrofiar seletivamente o feixe medial do suvaco supramamilar do miolo do peitoral maior, mas também conseguirá tocar Bethoven em um piano usando os mamilos! Enquanto o prêmio Nobel não chegar, isso é apenas Broscience! Quer variar, varie, mas pelos motivos certos... e sem ser ridículo!
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário