quarta-feira, 15 de abril de 2015

agachamento com o gluteo para baixo??? vais seguir as blogueiras??

A nova é dizer que o glúteo deve apontar para baixo durante o agachamento! Em primeiro lugar, eu nem sabia que o glúteo tinha ponta!? Se apontar o glúteo para b...aixo for referente à retificação da curvatura lordótica (retroversão da pelve) que vemos no vídeo, isso não é apenas uma dica ignorante, mas sim uma sugestão perigosa.
Nossa coluna lombar possui cinco vértebras e entre elas existem discos intervertebrais. Ela possui uma curvatura chamada lordose (um "C" logo acima do glúteo quando a pessoa está de lado para você e virada para a esquerda). Essa curvatura serve para facilitar a dissipação de forças, quando ela há retroversão (o "C" é invertido), a compressão aumenta muito e de uma maneira irregular, criando uma tendência do disco ir para trás. Para ilustrar, seria como apertar um chiclete Babaloo na ponta; o líquido vai para o outro lado, certo? Na sua coluna esse líquido seria o núcleo do seu disco e em volta dele existe um tecido fibroso e várias terminações nervosas. A compressão irregular recorrente e com sobrecarga fará com que esse anel seja danificado, o que vai te causar dores e limitações. Se a "dica do bem" for seguida com recorrência, esse anel pode romper e o disco tocará as terminações nervosas, levando a uma hérnia que poderá te fazer ter dores terríveis e até perder movimentos!
Além do perigo, a retroversão da pelve diminui o pré-estiramento dos músculos que se inserem no quadril, levando a menor trabalho com consequente diminuição dos ganhos de força e massa muscular. E ainda vai me dizer "faz quem quer?".
Então, se você quiser ter resultados e preservar sua coluna faça exatamente o contrário do que é sugerido e mostrado nesse vídeo! Tente manter as curvaturas naturais da coluna! Caso o movimento de retroversão seja exagerado (o "C" se inverta) procure melhorar sua flexibilidade e evite o agachamento com sobrecarga até resolver o problema. Nesses casos, um afundo ou leg press podem ser mais recomendados, ok?
E aí, vai mesmo seguir blogueiras e seus agregados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário