quarta-feira, 8 de abril de 2015

BICEPS E TRICEPS são musculos pequenos?

Eu me divirto bastante em como as informações são transmitidas. Lembro que em minha primeira pós-graduação, um professor falou que existia um estudo comprovando... que músculos pequenos, como bíceps e tríceps, poderiam trabalhar com cargas menores e mais repetições, pois eles tinham a totalidade das suas fibras ativadas em intensidades mais baixas, já os grandes, como peitoral e dorsais, precisariam de mais carga para serem completamente ativados. Quando perguntei a referência do estudo, recebi algumas evasivas e gaguejadas como resposta, então fui atrás por conta própria. O estudo que ele se referia era um de Kukulka, da década de 1990. Sabe qual era o músculo grande? O bíceps! Ué, e o pequeno? Bem, o pequeno era o adutor do polegar!! Ou seja, o estudo estava sendo usado de maneira incoerente e tinha pouca relevância para quem treina, a menos que você seja atleta de vídeo game.
Com base no que consideramos músculos grandes e pequenos, baseamos diversas crenças e atitudes, como a utilização de exercícios de isolamento e emprego de determinadas ordens de exercícios. Tudo besteira, como diria um amigo! Pior ainda, a própria classificação de músculo grande e pequeno é infundada. Um estudo de pesquisadores da California revela que o tanto o deltóide quanto o tríceps são mais de 30% maiores que o peitoral! A média do volume do deltóide foi 380cm3, a dos tríceps foi 372 e dos peitorais foi de 290cm3!! E aí, como fica o discurso agora? Se o tamanho valesse pela regra de ordem de fadiga, o peitoral seria o primeiro a falhar, depois iríamos para os demais. Se valesse a ideia que um músculo menor se recupera mais rápido, não deveríamos fazer isolados de tríceps e sim de peitoral. Se valesse a regra que músculos menores são menos ativados, peitoral trabalharia menos que o tríceps no supino.
Esse é o tipo de estudo que nos obriga a refletir as nossas crenças e, consequentemente, as nossas atitudes baseadas nelas. Mas, relaxe, pois não é o tamanho de um músculo que determina se ele trabalhará mais ou menos, até porque, nesse caso, tamanho não é documento!
(Paulo Gentil)
Holzbaur KR, Murray WM, Gold GE, Delp SL. Upper limb muscle volumes in adult subjects. J Biomech. 2007;40(4):742-9. Epub 2007 Jan 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário