sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

UM TREINO DE 30MIN OU 3 TREINOS DE 10MIN?

 

Que o exercício é bom todos sabemos, mas sempre é bom entender sobre as diferentes formas de fazer e suas implicações. Por exemplo, pensando na saúde, seria melhor fazer uma sessão de 30min ou 3 sessões de 10min?
.
Essa questão foi avaliada por Shambrook et al. (2020) com homens inativos. Os participantes foram divididos em 3 grupos: controle, uma sessão de 30min ou 3 sessões de 10min feitos após as refeições (30min após café, almoço e janta). As sessões foram realizadas entre 55-70% da frequência cardíaca de reserva (explico mais sobre isso na aula sobre HIIT no Nerdflix, https://nerdflix.paulogentil.com ) e as avaliações envolveram glicemia e a rigidez arterial. De acordo com os resultados, ambos melhoraram a glicemia pós prandial, no entanto, apenas o treino fracionado promoveu melhoras na ação da insulina em comparação com o controle. Além disso, a rigidez arterial foi menor para o treino fracionado em comparação com o contínuo.
.
Olha que legal! Isso pode ser importante para as pessoas com alterações na glicemia, já que o exercício pode ser administrado como um remédio após as refeições para ajudar no controle glicêmico. A informação também é boa para quem não consegue fazer sessões longas, pois pode dividi-la em várias sessões menores e ter ótimos resultados.
.
Sobre os efeitos no emagrecimento, normalmente não faz grande diferença, mas eu recomendo ver as explicações detalhadas nas aulas sobre “Modelos de entendimento do processo de emagrecimento” ou meu livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”, tudo no meu site (www.paulogentil.com ).
.
Eu vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Shambrook, P., Kingsley, M.I., Taylor, N.F. et al. Multiple short bouts of exercise are better than a single continuous bout for cardiometabolic health: a randomised crossover trial. Eur J Appl Physiol 120, 2361–2369 (2020). https://doi.org/10.1007/s00421-020-04461-y

Nenhum comentário:

Postar um comentário