sexta-feira, 11 de setembro de 2020

KETTLEBELL , UMA BOA OPÇÃO PARA TREINO?

 O resgate de recursos e materiais “não convencionais” está trazendo muitos benefícios ao trazer opções diversificadas para a prática de atividade física. Um exemplo disso é o treino com Kettlebell. Aqui no Brasil temos um grande pesquisador nesse tema, o Rodrigo Luiz Vancini (@rlvancini ), que já havia mostrado benefícios desse tipo de treino como melhora na capacidade e potência aeróbia, aumento da força e na potência muscular (Rufo-Tavares et al., 2019; Vancini et al., 2019). Além disso, o treinamento com Kettebell pode atuar positivamente em outros aspectos importantes, como o humor! Nesse sentido, trago um trabalho coordenado pelo Vancini em que tive a honra de participar.

.
No trabalho, o treino foi realizado 3xsemana, durante 12 semanas e dividido em 4 fases. Interessante destacar que, como as participantes não tinham experiência, as 2 primeiras semanas foram dedicadas à aprendizagem e adaptação. Os treinos foram simples, realizados com alternância de agachamentos e balanços (swings) com 30s de exercício por 30s de intervalo. Todos os treinos forma supervisionados. A carga começou em 8kg e progrediu de acordo com a capacidade individual. Agora, vem a parte interessante! De acordo com os resultados, os níveis de depressão reduziram em 22% após o treino!
.
Olhe que bacana, mais uma opção para quem gosta ou precisa variar os treinos e usar meios alternativos para se manter saudável física e mentalmente! Mais uma vez a questão não é “o que” fazer e sim “como fazer”. Eu vou enviar o artigo no meu grupo do Telegram, para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil. Se quiserem ver mais trabalhos sobre Kettlebell, recomendo pesquisar o trabalho do Vancini .
.
Aproveito e deixo o convite para baixarem o aplicativo “Nerdflix”, lá você poderão ver mais de 100 aulas que o ajudarão a fortalecer o material mais importante para um bom treino: o cérebro!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
.
Rufo-Tavares, W., Barbosa Lira, C.A., Andrade, M.S., Zimerer, C., Leopoldo, A.S., Sarro, K.J., Gentil, P., Nikolaidis, P.T., Rosemann, T., Knechtle, B., Vancini, R.L., Effects of kettlebell training and detraining on mood status and sleep and life quality of healthy women, J Bodywork Mov Therapies, https://doi.org/10.1016/j.jbmt.2020.07.006. (ver em https://www.paulogentil.com/2020/08/10/effects-of-kettlebell-training-and-detraining-on-mood-status-and-sleep-and-life-quality-of-healthy-women/ )
Rufo-Tavares, W., Lira, C.A.B., Zimerer, C., Andrade, M.S., Leopoldo, A.S., Perez, A.J., Vancini, R.L., 2019. Short-term detraining is not enough to reduce positive adaptations of kettlebell training on power and strength variables in physically active women. Gazz. Med. Ital. - Arch. Sci. Med.
Vancini, R.L., Andrade, M.S., Rufo-Tavares, W., Zimerer, C., Nikolaidis, P.T., de Lira, C.A.B., 2019. Kettlebell Exercise as an Alternative to Improve Aerobic Power and Muscle Strength. J. Hum. Kinet. 27, 5–6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário