quinta-feira, 24 de setembro de 2020

EXERCÍCIO FÍSICO PÓS COVID 19

 Houve bastante gente infectada pelo novo coronavirus. Felizmente a maioria se recuperou (por mais que a mídia, em geral, foque em mortes, oficialmente são mais de 3,5 milhões recuperados). O COVID-19 é essencialmente uma doença do sistema respiratória, mas vários sistemas são afetados e há reduções na função física, pulmonar, redução na qualidade de vida, estresse, etc. O exercício pode ajudar muito, e deve começar o quanto antes! A recomendação é que já inicie durante a própria internação, inclusive começar dentro dos 30 dias após a fase aguda está associado aos melhores resultados (Barker-Davies et al., 2020).

.
Baseando-se em doenças similares, estima-se que muitos cuja função pulmonar tenha sido afetada permanecerão com debilidade física e respiratória por mais de 1 ano, e o exercício físico é parte central do tratamento! Outro sistema bem afetado é o cardiocirculatório, com relatos de arritmias, miocardite e inflamações vasculares. Apesar de ser importante respeitar as recomendações de repouso no caso da miocardite, não há contraindicação para a maior parte dos problemas e um programa de exercícios aumentará a funcionalidade, qualidade de vida e reduzirá o risco de demais complicações.
.
O foco deve ser em aliviar a dispineia, estresse psicológico, melhorar a função física e qualidade de vida. O exercício precisa ser individualizado e supervisionado, especialmente quando houver dificuldade em respirar, dores no corpo, dores de cabeça, tosse, febre e fadiga. Normalmente, será necessário reduzir a sobrecarga cardiorrespiratória, tornando prudente o treino de força com menos repetições (que inclusive é sugerido vir antes do aeróbio) e as atividades aeróbias curtas e de baixa intensidade.
.
As aulas sobre imunidade e saúde cardiovascular no Nerdflix (baixe o app para seu celular) ajudarão muito, inclusive para pessoas infectadas e assintomáticas, já que o exercício pode fortalecer a imunidade! O artigo estará no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
.
Barker-Davies RM, O'Sullivan O, Senaratne KPP, et al. The Stanford Hall consensus statement for post-COVID-19 rehabilitation. Br J Sports Med. 2020;54(16):949-959. doi:10.1136/bjsports-2020-102596

Nenhum comentário:

Postar um comentário