sexta-feira, 11 de setembro de 2020

BENEFICIOS DE PULAR CORDA

 Em um artigo do nosso grupo, mostramos opções para combater a inatividade física, mesmo em tempos de isolamento social (Souza et al., 2020 - @dancosta86 ). Entre as diversas possibilidades está pular corda, uma atividade que já foi muito popular, mas que acabou se tornando esquecida devido à concepção high-tech-gourmet-Nutella que dominou o fitness (aqui temos que reconhecer o mérito do Crossfit, das artes marciais e outras modalidades que usam essa atividade). Para entenderem os benefícios que isso pode trazer, vou citar um estudo recente coordenado por amigo e pesquisador de altíssimo nível, o Rodrigo Ramirez-Campillo, cujo primeiro autor é García-Pinillos (García-Pinillos et al., 2020).

.
Ramirez-Campillo (@rodrigoramirezca ) é reconhecido como uma das maiores autoridades do Mundo em treino pliométrico e nesse estudo ele propõe pular corda como uma das variações. O estudo envolveu 96 corredores amadores (51 homens e 45 mulheres) que treinaram por 10 semanas. O treino de pular corda foi inserido no aquecimento dos corredores 2-4 vezes por semana, apenas 5min de atividade.
.
Agora vem a parte legal! De acordo com os resultados, o treino de pular cordas melhorou a performance no teste de 3km, atuou positivamente no arco dos pés! Além disso, houve aumento na performance do salto com contra-movimento, drop jump e índice de força reativa! Olha que bacana, uma atividade simples, que você pode fazer em casa. Mas reparem que não foi feito de qualquer forma. Os pesquisadores deram orientações sobre a forma adequada de pular corda, como usar os pulsos com movimento mínimo dos cotovelos, enfatizar altura do salto e tempo mínimo de contato com o solo. Os treinos foram intervalados (30:30) e havia progressão na intensidade (os métodos são muito bons, recomendo a leitura).
.
Veja que não desculpas para não ser ativo e entendam porque, na @franquiapersonall insistimos que “o material mais importante para um bom treino é o cérebro”! Eu vou mandar os dois artigos no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil.
.
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
García-Pinillos F, Lago-Fuentes C, Latorre-Román PA, Pantoja-Vallejo A, Ramirez-Campillo R. Jump-Rope Training: Improved 3-km Time-Trial Performance in Endurance Runners via Enhanced Lower-Limb Reactivity and Foot-Arch Stiffness. Int J Sports Physiol Perform. 2020 Mar 12:1-7. doi: 10.1123/ijspp.2019-0529. Epub ahead of print. PMID: 32163923.
Souza D, Coswig V, de Lira CAB, Gentil P. H″IT″ting the Barriers for Exercising during Social Isolation. Biology (Basel). 2020 Aug 24;9(9):E245. doi: 10.3390/biology9090245. PMID: 32847134.

Nenhum comentário:

Postar um comentário