quinta-feira, 24 de setembro de 2020

AGACHAMENTO NO SMITH RECRUTA MENOS MUSCULOS E É MENOS NATURAL

 Nas aulas sobre exercícios de membros inferiores eu discuto sobre diversos exercícios em uma perspectiva de custo benefício (veja mais baixando o aplicativo “Nerdflix” no seu celular), um exemplo é o agachamento Smith!

.
Com relação à ativação muscular, o grupo de Schwanbeck analisou a atividade eletromiográfica de diversos músculos no agachamento livre e no Smith em pessoas treinadas e carga de 8RM. Apesar das cargas usadas no Smith serem maiores, a ativação muscular foi 43% maior no agachamento livre. Apesar das limitações inerentes a olhar unicamente a ativação, se juntarmos essas informações a demais análises biomecânicas, entendemos porque os autores sugerem que o movimento livre poderia trazer em longo prazo.
.
Além da menor ativação muscular, o Smith impõe uma trajetória linear, enquanto a trajetória da barra deveria ser algo como um "S". Isso distorce o padrão motor e torna difícil a realização adequada do movimento, gerando sobrecarga irregular. Isso fica claro na coluna, principalmente quando os pés são posicionados muito à frente. Outro ponto é que a sensação de segurança no Smith é ilusória, pois há diversos relatos de lesões graves e até mortes nessa máquina.
.
Por esse outros motivos, eu sempre prefiro o livre, conforme explico no Nerdflix. Em minha opinião seu uso deve ser visto como exceção, e não regra. Eu creio que ele deveria ser especialmente evitado para iniciantes ou pessoas que não tenham vivência no agachamento livre, pois a falta de consciência motora pode aumentar o risco de lesões e prejudicar o aprendizado do movimento correto no futuro (certamente você conhece pessoas que acumular tantos vícios que fica difícil ensinar).
.
Recomendo muito olhar as aulas sobre variações de agachamento e leg press no Nerdflix (tanto no aplicativo quanto no site https://nerdflix.paulogentil.com/ )
(Paulo Gentil - www.PauloGentil.com)
Schwanbeck S, Chilibeck PD, Binsted G. A comparison of free weight squat to Smith machine squat using electromyography. J Strength Cond Res. 2009 Dec;23(9):2588-91.

Nenhum comentário:

Postar um comentário