sexta-feira, 29 de junho de 2018

PÃO FRANCES X PÃO INTEGRAL


cleydsonsobral
O pão sempre será questionado em dietas para emagrecimento. Mas um erro comum que as pessoas comentem é o consumo exagerado com margarina ou manteiga e com as ausências de proteínas como queijos, ovos, carnes, atum ou frango por exemplo.
Em um estudo publicado em 2014, Forsberg e colaboradores investigaram que o pão de centeio ricos em fibras demonstraram ter efeitos superiores sobre o apetite em relação ao pão de trigo branco.
Sabemos que uma dieta rica em carboidratos refinados pode contribuir bastante com a fome descontrolada, nesse caso a substituição pelos grãos integrais pode favorecer uma maior plenitude e uma diminuição da oferta calórica durante o dia, podendo promover o emagrecimento e melhorias nos parâmetros metabólicos. Isso também não quer dizer que o pão francês não possa fazer parte de sua rotina alimentar, até porque o contexto geral da dieta que deve sempre ser levado em consideração. Finalizo o post com uma frase de uma paciente que amava pão francês: “ Perdi o desejo louco pelo pão francês porque ele deixou de ser proibido “. Ou seja, não retirar o alimento que você mais gosta, é o primeiro passo para se ter sucesso em uma educação nutricional.
Referência: Forsberg et al. ( 2014 ) Effects of whole grain rye crisp bread for breakfast on appetite and energy intake in a subsequent meal: two randomised controlled trails with different amounts of test foods and breakfast energy content

Nenhum comentário:

Postar um comentário