quinta-feira, 14 de junho de 2018

QUEIJOS

Falaram mal de queijo.... não admito! 😌

1. Vcs já sabem que gordura saturada não é veneno (tem post!) e que não precisa ser eliminada da vida, só consumida com moderação. Quem ja fez o curso já aprendeu até o quanto consumir. Então vamos falar dos nossos queridos, amados e idolatrados QUEIJOS!
2. Existem queijos magros: minas frescal, ricota, cottage, creme de ricota, que tem menos gorduras, sendo que o cottage é o q tem menos calorias/gordura e mais proteínas por porção.
3. Existem queijos gordos: parmesão, provolone, gorgonzola, brie, coalho, minas padrão, prato, etc. Esses geralmente tem uma quantidade de gorduras e proteína equivalente (em torno de 8 a 10g de cada em 30g). 4. TODOS esses queijos podem ser consumidos em qualquer dieta, seja ela para ganho de peso ou perda de gordura, o que vai variar é a QUANTIDADE que vc consome e a dieta como um todo, se encaixa-se na sua dieta ou não. Pq TUDO DEPENDE DO TODO!
5. Não consuma queijos processados tipo catupiry, cheddar, etc. Prefira queijos "de verdade".
6. Os melhores queijos têm todos ou alguns desses ingredientes: coalho, leite, creme de leite, cultura de fungos... Não sai mto disso. Se a lista de ingredientes começar a ficar esquisita: larga na prateleira do mercado!
7. Se vc não tem problemas com leite e derivados e gosta de queijos, não tem pq deixar de consumir!
8. Se não tem CARBOIDRATO, NÃO TEM LACTOSE pq lactose é carboidrato! leia a informação nutricional!
9. Requeijão, em geral, é ruim. Porém existem uns mais tranquilos (verde campo e Itambé por ex). 10. Há um estudo que avaliou o efeito de uma alta ingestão de queijo gouda na síndrome metabólica e no colesterol de 153 participantes distribuídos randomicamente em 3 grupos. 1 grupo controle, 1 grupo consumindo o gouda com 27% de gordura e um grupo consumindo um queijo "fatfree" (sem gordura). Após 8 semanas sabe o que eles constataram? Não houve aumento nos índices de LDL colesterol e aqueles participantes com síndrome metabólica que consumiram o queijo gouda tiveram redução dos triglicérides e do LDL quando comparado com o controle.

CAROL SARTORI

Nenhum comentário:

Postar um comentário