quinta-feira, 14 de junho de 2018

TREINO DE EMAGRECIMENTO PARA FAZER NA RUA

Tá bom, eu fico falando de saúde, mas sei que tem um monte de gente que quer mesmo é saber de perder o bucho, dar uma secada, trincar, etc. Então hoje vou traze...r um artigo que fala de perda de gordura, ok? E ainda vou ser Gentil ao ponto de trazer um protocolo bem fácil de aplicar que pode até ser feito na rua.
O grupo de Ravnholt et al. (2018) testou um protocolo chamado de 5-10-15. Nele, os participantes fazem blocos de 30 segundos, sendo 15 segundos a 30% da velocidade máxima, 10 segundos a 50% e os últimos 5 segundos a 85%. Cada série envolveu 4 blocos consecutivos, totalizando 2 minutos. Depois da série, os participantes descansavam por 1 minuto. No estudo, o pessoal fez 3 séries na primeira semana e aumentaram uma por semana até chegar a 9 séries na sétima semana.
As análises foram feitas com pessoas sedentárias e idade média de 42 anos, correndo na rua. O único recurso externo foi um GPS portátil para monitorar a velocidade. Ao final do estudo, esse treino fez com que os participantes perdessem gordura e ganhassem massa magra!! Para melhorar, também houve melhoras no condicionamento físico e no metabolismo ósseo, com maior atividade de mineralização, ou seja, emagreceu, ganhou massa magra, ficou mais condicionado e ainda deixou os ossos mais fortes.
Na boa, quem usava a desculpa de falta de tempo ou falta de lugar, pode começar a procurar outras! Ah, mas você não pode correr? Sem problemas, entenda que intensidade é individual e o exercício pode ser adaptado para as mais diferentes realidades, inclusive com caminhadas. Nesse sentido, o professor Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio criou um projeto chamado “caminhada intervalada” em que ensina de maneira bem didática (e cientificamente embasada) como melhorar seus resultados dessa atividade que, sem dúvidas é a mais democrática de todas! Dúvidas, falem com ele!
(Paulo Gentil)
Ravnholt T, Tybirk J, Jørgensen NR, Bangsbo J. High-intensity intermittent "5-10-15" running reduces body fat, and increases lean body mass, bone mineral density, and performance in untrained subjects. Eur J Appl Physiol. 2018 Jun;118(6):1221-1230

Nenhum comentário:

Postar um comentário