quarta-feira, 13 de maio de 2015

PRE TREINO , O QUE DIZ A CIENCIA?

Muitos dos termogênicos utilizados indiscriminadamente pertencem à uma classe de suplementos pré-treinos com ação estimulante, e que possuem em sua composição, dentre outras substâncias, a cafeína e o DMAA (Dimetilamilamina). Essa categoria de suplementos se tornou bem popular no país e no mundo em função da promessa de aumento da performance esportiva, crescimento muscular e, principalmente, emagrecimento.

Os suplementos compostos de DMAA foram banidos em diversos países, inclusive no Brasil, em função dos possíveis efeitos deletérios relacionados à sua utilização. Aumento da pressão arterial com consequente risco de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares são descritos na literatura. De fato, desde 2008 diversos casos de complicações relacionadas ao seu uso foram documentadas, tais como  taquicardia, náuseas, dores de cabeça (Forrester 2013), além de mortes por ataque cardíaco (Eliason et al, 2012) e hemorragia cerebral (Young et al, 2012; Gee et al, 2012). Apenas um estudo até o presente momento avaliou o efeito do DMAA, sozinho ou associado à cafeína, na melhora da performance esportiva. O resultado é surpreendente, o grupo que utilizou cafeína + DMAA apresentou um elevado estado de euforia antes da prova de 10km, acreditando que  conseguiriam melhorar o tempo, entretanto o resultado obtido na prova foi o oposto, eles pioraram a performance (Bloomer et al, 2011). Outros estudos tentaram avaliar a segurança da utilização do DMAA + cafeína, sendo que com baixa dosagem poucos efeitos deletérios foram observados na pressão arterial e frequência cardíaca, levando os pesquisadores a concluírem que essa associação é segura em baixas dosagens (Brian et al, 2013; Eudy et al, 2013; Bloomer et al, 2013)

Vale a pena utilizar? Na minha humilde opinão, de forma alguma!!!! É um suplemento que não se mostrou eficiente para melhorar a performance, apenas funcionou muito bem para aumentar a euforia. Talvez um efeito indireto, espécie de efeito placebo, faça  o indivíduo treinar mais intenso. Mas vale salientar que tais produtos parecem ser seguros em baixas dosagens… mas quem por um acaso os utiliza em baixa dosagem???


(BRUNO FISCHER)

Nenhum comentário:

Postar um comentário