sábado, 23 de maio de 2015

TREINOS DE MUSCULAÇÃO DE ALTA INTENSIDADE X CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

Muita gente já sabe que o treinamento de força gera hipotensão arterial após o esforço. Como é que é? Isso aí.. após treino de musculação há diminuição da pressão arterial e isto pode ser benéfico inclusive para hipertensos (pressão alta). Trabalho recente acaba de demonstrar este fenômeno com 16 mulheres hipertensas (~56 anos, PA sistólica de ~145 mmHg e diastólica de ~92 mmHg). Em uma sessão de treino elas realizaram UMA série de 10 repetições em 10 exercícios distintos com carga de 50% de 1RM. Na outra, o mesmo volume foi cumprido com carga relativa a 80% de 1RM. Em ambas as sessões se respeitavam 90 s de intervalo entre estes exercícios:

Cadeira extensora, Puxada alta na polia, Leg press 90º, Peck deck, Cadeira flexora, Remada na polia baixa, Cadeira adutora, Rosca direta, Flexão plantar e Extensão tríceps (#UFA). Mensuraram-se: Pressão sanguínea, Frequência cardíaca, Variabilidade da frequência cardíaca e Fluxo sanguíneo no antebraço.

O que os pesquisadores brasileiros descobriram? Que o treino “pesado” proporcionou maior HIPOTENSÃO ARTERIAL, diminuindo mais as pressões arteriais sistólica e diastólica, por período de até 90 min após a sessão. Assim como a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo no antebraço foi maior no treino mais pesado nos momentos após a sessão, mostrando que a circulação foi aprimorada, provavelmente em decorrência da diminuição da resistência vascular periférica.

Para quem curte VFC, os valores de LF/HF foram maiores no treino com 80% (na casa dos 1,57 até 1,77) quando comparado ao treino com 50% (entre 1,33 e 1,39). Conclusão? Treinamento de alta intensidade gerou maior hipotensão pós-treino em mulheres com hipertensão arterial, acompanhada de resposta vasodilatadora proporcionada pelos exercícios!

A título de curiosidade: nosso grupo tem artigo aprovado na RBCE há mais de 1 ano demonstrando que sessão com exercícios poliarticulares gera efeito hipotensivo superior a sessão com exercícios monoarticulares.

Brito et al. HIGH-INTENSITY RESISTANCE EXERCISE PROMOTES POSTEXERCISE HYPOTENSION GREATER THAN MODERATE INTENSITY AND AFFECTS CARDIAC AUTONOMIC RESPONSES IN WOMEN WHO ARE HYPERTENSIVE. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário