sábado, 2 de maio de 2015

EMAGRECER COM SAUDE

Nas minhas diversas pesquisas, prática e leitura tenho visto uma elevada incidência de distúrbios menstruais nas "malhadoras". Isso ocorre mais em quem exagera ...nos exercícios e/ou peca na alimentação. Tais problemas são associados à disponibilidade de energia, definida pela fórmula [(energia ingerida - energia gasta no exercício)/massa magra]. Ela refletiria, assim, a energia que sobra para manter suas funções vitais. E quando ela baixa, ocorrem problemas como amenorréia, infertilidade, perda de massa óssea e redução no metabolismo.
A questão é simples. Se a disponibilidade de energia for baixa por um longo período de tempo, o corpo buscará formas de sobreviver. Uma das respostas é a redução do metabolismo. E tem mais. Nosso corpo degrada e constrói tecidos em um processo constante de renovação. Como a síntese proteica gasta muito energia e seu corpo quer economiza-la, ele começa degradas cada vez mais e repor cada vez menos tecido, levando à perda da massa muscular. Como a gordura é eficiente em armazenar energia e custa pouco para ser sintetizada e mantida, o corpo acaba deixando-a ali. E assim, vemos o motivo pelo qual muita gente que come pouco e se mata nos exercícios acaba perdendo massa magra e mantendo a gordura. Falo bastante disso no meu livro de Emagrecimento.
É interessante frisar que diversos estudos apontam que mulheres que praticam exercícios têm uma grande tendência a ter a disponibilidade de energia abaixo dos valores saudáveis. Se você pratica atividade física, entenda que a sua disponibilidade de energia será menor, portanto é importante procurar um nutricionista para fazer os cálculos adequados e perder peso de maneira saudável. Pois se você vacilar, sofrerá muito, mas nem perderá peso e nem ficará saudável! Entenda que falei NUTRICIONISTA, não é blogueira e tampouco nenhum outro tipo de profissional de saúde que tenha feito especialização, pós-graduação ou sei lá o que relacionado ao tema.
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário