sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

GLUTAMINA

 Se você não me segue no YouTube, pare o texto e faça isso agora! Basta procurar “Dr Paulo Gentil” e achará o canal que prova a existência de vida inteligente nesse ambiente! Lá eu desmistifico muita coisa sobre temas associados à atividade física, incluindo alguns suplementos. Em um dos vídeos intitulado “A farsa da glutamina” o qual mostra que suplementar esse aminoácido não serve para basicamente nada! Como sempre, cito evidências. Como sempre, aparecem os depoimentos apaixonados de pessoas cuja vida mudou após tomar glutamina, especialmente se for com água, limão e gratidão

🙏.
Um dos campos que as pessoas falam é no sistema gastrointestinal...
Então vamos de estudo! 🧠
Ogden et al. (2022) colocaram homens para correr no limiar de lactato até a exaustão no calor (40 graus e 40% de umidade) e poderiam ingerir placebo ou glutamina (0,3g por quilo de massa magra). O desempenho não foi diferente em nenhuma das situações. Além disso, as lesões epiteliais no intestino delgado foram iguais para ambas as situações, bem como a microbiota. Para piorar, a ingestão de glutamina trouxe prejuízos na permeabilidade intestinal.
Ou seja, foi uma bela porcaria mesmo!🧐
Portanto, se você ouvir depoimentos de que as dores sumiram ou a pessoa começou a evacuar purpurinas e soltar gases de luz, saiba que ou isso é mentira ou foi apenas um efeito placebo, pois a Ciência segue mostrando que a suplementação de glutamina é uma grande bobagem!
Inscreva-se no meu nerdflix e acompanhe meus vídeos no youtube para saber mais do que é REALMENTE CIÊNCIA!
doi: 10.1080/17461391.2021.2001575

Nenhum comentário:

Postar um comentário