sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

EFEITOS DA DIETA HIPERCALÓRICA NO METABOLISMO

 Uma das estratégias mais populares entre praticantes de atividade física que desejam aumentar a massa magra é a dieta hipercalórica. Inclusive, quando comecei na musculação, pelos anos 1990, os hipercalóricos eram extremamente populares, como os MegaMassa e Macistes da vida (quem disser que lembra entrega a idade,hein!). No entanto, é preciso entender que o excesso de calorias não vira músculo, ele vira gordura. Independentemente de você treinar ou não!

Nesse sentido, Ludzi et al. (2022) colocaram pessoas treinadas e não treinadas para ingerir 30% a mais de calorias do que necessitavam por 1 semana e encontraram um aumento de 1kg na balança, independente do histórico de treino, mas não foi músculo! Além disso, houve redução de 15% na sensibilidade à insulina e aumento na expressão dos genes associados ao acúmulo de gordura no abdômen, sem diferença entre os grupos. Ou seja, deu ruim para todos!
Então, o que seria necessário para ganhar massa? Simples, entregar quantidades adequadas de calorias e nutrientes. Quando você começar a treinar, você gastará mais energia, tanto no treino quanto nos processos anabólicos. Isso trará uma maior necessidade de calorias, carboidratos, gorduras e proteínas. No entanto, o excesso de qualquer um deles não irá para o músculo. E aí normalmente será preciso refletir em vários pontos: será que você já não comia mais do que precisava e o treino irá apenas equilibrar as coisas? Se você tem dificuldade em engordar, será que não vale a pena “errar para cima” e deixar vir um pouco de gordura? Se sua dificuldade é emagrecer, não seria melhor evitar o excesso, mesmo em um primeiro momento? Seu metabolismo de glicose está bom ao ponto de valer o risco de mexer com a sensibilidade à insulina em uma dieta hipercalórica?
Enfim, são apenas reflexões que recomendo fazerem antes de pensar no tal do “bulking”, ok? Mas saiba que o excesso de calorias vai para o tecido adiposo e ainda causa prejuízo no seu metabolismo de glicose, beleza?
Assine https://nerdflix.paulogentil.com
(link na bio) e fique por dentro de ciência por trás dos esportes.
Doi: /10.1139/apnm-2022-0078

Nenhum comentário:

Postar um comentário