sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

CIGARRO ELETRÔNICO CAUSA PREJUÍZOS NOS MÚSCULOS E CORAÇÃO

 O uso de cigarros eletrônicos está se tornando cada vez mais popular. Apesar de inicialmente se sugerir que eles causassem menos danos à saúde, tais afirmações já foram consistentemente questionadas. Inclusive, Darasheb et al. (2020) sugerem que os cigarros eletrônicos causam prejuízos similares no sistema respiratório, cardiovascular e muscular em comparação com os cigarros comuns. Isso mesmo, muscular.

Para ilustrar o problema, Nogueira et al. (2022) expuseram ratos à fumaça de cigarros eletrônicos (com ou sem nicotina) 5 x semana, por 4 meses. Antes e depois da exposição, houve testes de capacidade aeróbia e da capacidade contrátil dos músculos, além de diversos outros testes clínicos e laboratoriais. Sobre o desempenho, a força muscular caiu 22% com a exposição ao vapor com ou sem nicotina e o desempenho na esteira caiu 8% ao vaper com nicotina e 11% no sem nicotina! Os testes laboratoriais mostraram prejuízo na recuperação neuromuscular após lesões, além de alterações nos níveis de adrenalina e noradrenalina, menor relaxamento dos músculos cardíacos, independentemente do cigarro ter ou não nicotina.
Ou seja, o cigarro eletrônico é péssimo para qualquer um e tem efeitos especialmente ruins para os praticantes de atividade física. Vale destacar que os efeitos negativos independem da presença de nicotina e parecem estar associados ao veículo usado para dissolver os componentes inalados! Meu conselho: não entre nessa! Se já tiver entrado, saia o quanto antes!
Enviarei o artigo no meu grupo do Telegram, para entrar veja o destaque nos meus Stories ou peça link por direct.
doi: 10.4081/mrm.2020.674
doi: 10.1152/ajpregu.00314.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário