sexta-feira, 7 de outubro de 2022

RISCO DE TOMAR ENERGÉTICO ANTES DOS TREINOS

 Confesso que sou um viciado em cafeína. Ela vem principalmente do cafezinho, mas também das bebidas energéticas. Quem assistiu aulas presenciais comigo deve ter me visto bebendo algum dos dois, especialmente após o almoço. Para ser honesto, de vez em quando eu apelo para eles no final da tarde, antes dos treinos. Mas será que isso é realmente seguro?

.
Uma revisão de Grinberg et al. (2022) envolveu 21 estudos que avaliaram os efeitos de beber energéticos cafeinados antes dos treinos em parâmetros cardiovasculares. Os achados apontaram que a ingestão dos energéticos resultava em elevação da frequência cardíaca e da pressão sistólica durante os exercícios, quando comparado com uma situação controle. Interessante destacar que os estudos envolviam pessoas jovens (19 a 33 anos), a maior parte treinados e a quantidade média de cafeína não foi alta (174mg), o que dá 2 cafezinhos ou 500ml de bebidas comerciais, tipo Red Bull.
.
Percebam que, mesmo em pessoas jovens e treinadas, e ingerindo doses baixas havia um aumento na sobrecarga cardiovascular com a ingestão dessas bebidas. Portanto, é importante ter cautela quanto à ingestão dessas bebidas por pessoas com cardiopatias, idosos e sedentários, já que suas respostas podem ser exacerbadas e haver o risco de algum evento durante o treino.
.
Seguindo orientações do meu nutri @felipenassau, venho tentando diminuir a cafeína. Confesso que a tarefa é difícil, pois abandoná-la de uma vez gera vários sintomas ruins, como dores de cabeça, irritação etc. Mas sei que será melhor no médio a longo prazo. Fica aí o recado para todos! Caso esteja sentindo cansaço ou desânimo, tente melhorar seu sono, dose de treino e recuperação em vez de apelar para os energéticos, beleza? ⚠️⚠️⚠️
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Ana Paula Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário