sexta-feira, 23 de setembro de 2022

AGACHAMENTO GERA MAIS ESTRESSE NO QUADRICEPS QUE A MESA EXTENSORA

 As aulas sobre exercícios de membros inferiores no @nerdflix_br são muito esclarecedoras. Lá explico coisas importantes como as relações de custo-benefício de diversos exercícios. Em resumo, abordo qual é o melhor para quem e em cada situação. Se você ainda não é assinante, garanta seu acesso por apenas R$24,9 (link no perfil ou pela link que falei antes).

.
Uma das comparações que sempre aparece é a questão dos exercícios isolados e multiarticulares. Por exemplo, cadeira extensora (que envolve apenas os joelhos) com agachamento (que envolve joelho, tornozelo, quadril, coluna...). Recentemente, Camargo et al. (2022) compararam os efeitos do estresse muscular (marcadores de dano muscular) em homens com experiência média de 5,5 anos de musculação. Os participantes faziam agachamento e extensora, em ordem aleatória, com 5 séries de 8 repetições máximas e 1min de intervalo entre as séries. Ao longo das 36h seguintes, houve avaliações por ultrassom, circunferência e questionários.
.
Os resultados revelaram que o agachamento resultou em mais dor muscular tardia que a extensora. Outro marcador de dano, o inchaço (avaliado pela circunferência da coxa) também foi superior após a realização do agachamento. Por último, a avaliação do reto femoral por ultrassom também revelou maiores valores para o agachamento. Desse modo, segundo os autores, o exercício multiarticular (agachamento) parece gerar maior estresse nos músculos avaliados que o isolado (extensora). Então já sabe quem você deve dar preferência nos seus treinos, né?
.
Talvez não seja nenhuma novidade para muitos. Mas é sempre trazer evidências para reforçar a recomendação de: façam o básico, deixem de frescura, agachem! O artigo estará no meu grupo do Telegram para quem quiser se aprofundar. Para entrar veja o link t.me/drpaulogentil
ou busque no link do meu perfil e Stories.
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
doi: 10.1519/JSC.0000000000003811. Epub 2020 Dec 24. PMID: 33394892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário