sexta-feira, 23 de setembro de 2022

NÃO EXISTE JEITO CERTO DE TOMAR BOMBA

 Eu sempre alerto para os riscos do uso de esteroides anabolizantes. Inclusive, tenho uma sequência de aulas incríveis no Nerdflix em que explico sobre os diferentes tipos de droga e seu uso nas mais diversas situações. Confiram lá no @nerdflix_br (NERDFLIX | NERDFLIX ) e garanto que matarão suas dúvidas sobre o tema.

.
Apesar de haver evidências consistentes e incontestáveis o problema é que muitos usuários militantes consideram uma ofensa mostrar estudos e alertar sobre os riscos. Como meu compromisso é com a saúde, sinto muito por eles, mas vou continuar informando! Recentemente, Fyksen et al. (2022) trouxeram mais munição para essa luta ao estudar praticantes de musculação que usavam ou não usava os “venenos”. Os usuários precisavam acumular pelo menos 3 anos de uso (94% acumulavam 5 anos ou mais, com 33% acumulando mais de 10 anos), entre marombeiros e atletas. Os não usuários eram atletas de força que vinham sendo constantemente testados no antidoping, com idade similar aos usuários.
.
Logo de cara, 8% dos usuários tinham sofrido infarto do miocárdio, contra nenhum do controle. Os usuários possuíam maiores níveis de hemoglobina e maior hematócrito, ou seja, um sangue mais espesso. Além disso, possuíam cerca de metade dos níveis de HDL (“colesterol bom”) em comparação com os controles. Os usuários também tinham maior frequência cardíaca de repouso, 18% tinham hipertrofia cardíaca e 20% extrassístoles. A angiografia revelou alterações patológicas nas coronárias de 17% dos usuários e menor fração de ejeção.
.
Ou seja, o uso de esteroides anabolizantes deteriora o sistema cardiocirculatório, o que explica o maior risco de morte. Alguns usuários eram competidores e a maioria tomava substâncias que supostamente controlariam colaterais, mas ainda assim os problemas aparecem, muitos de maneira silenciosa. Portanto, que fique claro que não existe maneira certa de fazer a coisa errada!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Fyksen TS, Vanberg P, Gjesdal K, von Lueder TG, Bjørnerheim R, Steine K, Atar D, Halvorsen S. Cardiovascular phenotype of long-term anabolic-androgenic steroid abusers compared with strength-trained athletes. Scand J Med Sci Sports. 2022 Aug;32(8):1170-1181. doi: 10.1111/sms.14172. Epub 2022 May 4. PMID: 35460300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário